Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Infraestrutura

Prefeitura avança na revitalização de vias do Distrito Industrial

As obras de infraestrutura e revitalização da Prefeitura de Manaus no Distrito Industrial, zona Sul, seguem em ritmo acelerado. Na manhã desta quinta-feira, 19/8, as frentes de trabalho estão na avenida Açaí, onde é realizada a recuperação e ampliação de aproximadamente 350 metros de rede de drenagem profunda, com limpeza e reforma de caixas coletoras de efluentes pluviais, que irão proporcionar o fluxo correto das águas, evitando as constantes alagações, erosões e afundamento da avenida.

As obras são realizadas em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O serviço segue ainda com a implantação e a restauração de um quilômetro de drenagem superficial, que engloba meio-fio e sarjeta, além da recuperação das calçadas.

O engenheiro e fiscal da obra do Distrito Industrial da Seminf, Sérgio José Gonçalves, destacou o compromisso da secretaria com a qualidade na execução desse serviço, por se tratar de vias de grande importância econômica da região para todo o Estado do Amazonas.

“O trabalho de base é fundamental, e a retirada da água do pavimento é de suma importância para a durabilidade do serviço executado. A rede de drenagem tem essa função, retirar a água da via, para ser destinada ao local correto, aumentando  a vida útil do pavimento flexível e dotando essa via com uma qualidade  superior, como determina o nosso prefeito David Almeida e o nosso vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, que o serviço  seja feito com uma qualidade e durabilidade”, explicou o engenheiro.

Outra frente de obra avança com a pavimentação rígida de 58 paradas de ônibus no Distrito Industrial 1, uma vez que o peso dos ônibus e suas frenagens contribuem para o desgaste mais rápido do asfalto. O pavimento rígido foi escolhido por ter a vantagem de um melhor desempenho ao longo dos anos, tanto na conservação dos veículos quanto das vias.

As manutenções preventivas e corretivas são reduzidas drasticamente quando a opção é pelo pavimento rígido de concreto, se comparado com outro tipo de pavimento, mais superficial como o flexível utilizado nas vias.

“A garantia dessa obra é de cinco anos. Estamos realizando aqui uma escavação de 50 centímetros, onde se coloca um tratamento com brita graduada, depois um concreto rolado, depois um concreto armado, assegurando uma qualidade superior. Se isso fosse asfaltado normalmente, poderia ter um abaulamento na pista”, mencionou o fiscal da obra.

No total, 32 vias e três rotatórias serão contempladas com obras de troca  total do pavimento, calçadas, meios-fios, drenagens profundas distribuídas em três lotes de serviços realizados pelas empresas Ardo Construtora, Soma Ltda. e Construtora Etam. A conclusão  das obras é estimada para a segunda semana de setembro.

Texto – Valesca Martins/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWrs9J7

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...