Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

SSP-AM realiza ação para combater a mendicância infantojuvenil em Manaus

Objetivo da ação é conscientizar a população sobre este crime, previsto no artigo 247 do Código Penal

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, na tarde da segunda-feira (13/09), uma blitz de panfletagem no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a mendicância infantojuvenil, crime previsto no artigo 247, inciso IV, do Código Penal.

De acordo com servidor do DPV, Guilherme Barros, a ação tem o objetivo diminuir o número de crianças e adolescentes com os direitos violados pela exploração do trabalho infantil e a exposição à mendicância.

“Estamos conscientizando aquela população que dá esmolas para crianças nos sinais. Às vezes você acha que está ajudando aquela criança, e acaba prejudicando, porque lugar de criança é na escola, e não nos sinais e esquinas pedindo dinheiro. Com essa ação, nós vamos alertar para os riscos que esse tipo de atitude pode trazer para essa criança”, disse.

A psicóloga da Sejusc, Mônica Tavares, explicou que a permanência das pessoas nos semáforos depende da ajuda oferecida pelos condutores.

“O nosso intuito é tentar diminuir esse estímulo da própria população em ficar alimentando na questão das esmolas, porque estão usando as nossas crianças, explorando e alugando elas para pedir esmola nas ruas, então nosso dever é esse, fazer com que essa ação seja diminuída”, ressaltou.

A primeira etapa da ação é de sensibilização de condutores de veículos, que são abordados por crianças e adolescentes nos semáforos, onde os mesmos realizam várias atividades que caracterizam trabalho infanto-juvenil e mendicância, como comércio de produtos, limpeza de para-brisas, malabares e pedidos de ajuda em dinheiro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Você pode gostar!

Notícias

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha, teve seu nível de alerta elevado de verde...

Notícias

MANAUS – Relação extraconjugal e o desvio de R$ 200 mil são os motivos apontados pela Polícia como motivação para a execução do militar...

Notícias

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (20),...

Notícias

As considerações duras do ministro Falcão, ao final do julgamento que começou de manhã e só acabou no final da tarde desta segunda-feira,  20,...