Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Com indicação do deputado João Luiz ALEAM realiza sessão especial em alusão ao dia do ciclista


A assembleia legislativa dá um exemplo com esse projeto, para que todas as estruturas, tanto municipal como estadual no amazonas, venham contemplar os ciclistas para que eles possam ter um espaço seguro para guardar sua bicicleta
Nesta quinta-feira (16) foi realizada no Plenário Ruy Araújo da Assembléia Legislativa do Amazonas (Ale-Am), sessão alusiva ao dia do ciclista, comemorado no dia 19 de agosto. A iniciativa foi do deputado João Luiz (Republicanos), que foi o autor do Projeto de Lei que criou o selo “Empresa Amiga do Ciclista”, já aprovado na casa legislativa e quando vereador, foi o autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal do Ciclista. Para João Luiz, o objetivo da sessão é dar voz aos ciclistas que dia a dia se arriscam no trânsito da capital e incentivar a instalação de bicicletários em empresas privadas e espaços públicos.
“Nós temos batido nessa tecla e lutando por essa causa, desde a época que fui vereador na Câmara Municipal de Manaus. A cada dia nosso trânsito fica pior e por isso precisamos incentivar as pessoas a fazer o uso de bicicletas, oferecendo a elas, bicicletários e vestiários. Outras capitais já servem de modelo e tem investido na segurança do ciclista. Em Manaus, o número de mortes no trânsito, envolvendo ciclistas tem aumentado e precisamos encontrar meios de evitar essas mortes. Quero parabenizar o presidente da casa, Roberto Cidade, que por meio do nosso indicativo, determinou que a engenharia da casa fizesse o projeto que foi apresentado aqui na audiência pública, para a instalação de um bicicletário. A assembleia legislativa dá um exemplo com esse projeto, para que todas as estruturas, tanto municipal como estadual no Amazonas, venham contemplar os ciclistas para que eles possam ter um espaço seguro para guardar sua bicicleta”, explicou João Luiz.

O vice-presidente da Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam), Marcelo Corrêa, falou sobre a importância da sessão e disse contar com a força e união dos grupos de ciclistas. “Infelizmente as estatísticas não são muito favoráveis e as perdas de vidas só estão aumentando. Precisamos unir forças entre os ciclistas e o poder público, para encontrar maneiras de assegurar ao ciclista que ele vai sair para pedalar e vai retornar em segurança para sua casa”, explicou.
Para o presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, Jorge Elias, que estava representando o governo do estado, a iniciativa do deputado João Luiz é importante pois visa incentivar a população a fazer uso da bicicleta e ter locais apropriados para tal.
“Quero dizer ao deputado João Luiz, que seus indicativos para as políticas públicas na Secretaria de Infraestrutura são muito importantes porque, a partir das suas proposituras, as obras do governo do estado terão um espaço destinado a construção de ciclovias ou ciclofaixas. É importante também a criação da Lei de sua autoria que cria o Selo da Empresa Amiga do Ciclista, porque muitos ciclistas serão beneficiados. Estamos trabalhando políticas públicas, não somente a mobilidade urbana, mas também visando incentivar aos alunos da rede pública a usar a bicicleta para ir a aula e para isso, precisam de vias seguras”, disse Jorge Elias.
O coordenador do grupo “Ciclistas Urbanos”, Onofre Martins, explicou que os maiores beneficiados com políticas públicas e campanhas voltadas aos ciclistas, são aqueles que usam a bicicleta todos os dias, para ir ao trabalho ou à escola. “Existem muitos grupos de ciclistas, existem os atletas federados, mas não podemos esquecer que as maiores vítimas de atropelamentos e até mortes, são os ciclistas urbanos, que saem de casa muito cedo para trabalhar, percorrendo todas as zonas da cidade. Eles serão os maiores beneficiados com políticas públicas e vias mais seguras para pedalar. São pais, mães e filhos que saem de casa na incerteza se irão voltar”, desabafou.

Assessoria do deputado João Luiz
Jornalista: Adriano Augusto
(92) 99227-6808
Foto: Mauro Smith

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Autazes

Após a chegada de inúmeras dragas de garimpeiros no Rio Madeira, próximo a Comunidade Rosarinho, entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do...

Brasil

A polícia informou ainda que oito armas pertencentes aos oito agentes envolvidos no caso foram enviadas à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo...

Educação

Atividade acontece durante toda a semana e debate pautas ligadas à educação indígena.

Educação

Mais de 27 mil bolsas, para sete idiomas diferentes, são oferecidas nesta edição do programa. As inscrições para o programa Bolsa Idiomas, em Manaus,...