Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Lúcio Carril

MP: NÃO EXISTE AUTONOMIA SEM CONTROLE SOCIAL

Uma coisa é certa: o Ministério Público não pode continuar como está. É preciso ter maior controle social para garantir sua autonomia ou continuará sendo instrumento do corporativismo extremo e privatista.

Autonomia e independência de uma instituição que tem a missão de defender a lei e os direitos sociais só existirão se houver um entrelaçamento com a sociedade e com suas representações.

O MP vem sofrendo profundo desgaste com uma militância política vigorosa de servidores reacionários, moralistas, opositores das garantias legais e corruptos. Seu conselho nacional, o CNPM, atua de forma leniente com esses desvios, deixando preponderar o corporativo extremado.

Volto a repetir: autonomia e independência só existirão com maior participação social. E essa participação não pode ser engessada pelo parlamento. É preciso democratizar o Conselho e ampliar as possibilidades de escolha do seu corregedor.

Em hipótese alguma apoio Arthur Lira, um político de má-fé, mas não sigo o corporativismo dos oportunistas de plantão do Ministério Público, defensores da auto impunidade e da instrumentalização da instituição para fins de militância político-partidária.

A democracia imprescinde de um MP forte e atuante, assim como roga pela ampliação da participação social. É possível conjugar esses interesses republicanos para garantir o pleno e contínuo funcionamento das instituições.

Lúcio Carril
Sociólogo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus completa no dia 19 de novembro 10 meses da campanha de vacinação contra...

Esporte

O botafogo sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2021, neste domingo, 21, ao vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0....

Coari

O domingo chuvoso não afastou os candidatos da Coligação Ficha Limpa para Coari da programação de campanha, que contou com a presença do governador...

Polícia

O cabelereiro Dayene João de Araújo Barbosa, 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (21), na Rua Santa Helena, bairro Zumbi,...