Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Menos burocracia e mais celeridade e eficiência

Com o foco de proporcionar mais autonomia financeira às escolas da rede municipal, a Prefeitura de Manaus lançou o Programa de Orçamento na Escola (Proesc). A partir dele, as unidades de ensino conseguem maior agilidade na tramitação de processos e de soluções que impactem positivamente na qualidade do ensino. O projeto envolve cerca de 500 gestores escolares, entre eles Jucyara Melo, de 38 anos, que desde 2015 faz parte da equipe de educação do município, e hoje comemora a “desburocratização” das soluções de demandas urgentes.

“Antes do Proesc as demandas eram resolvidas de forma burocrática e em alguns casos, demorada, pois dependíamos do trâmite de solicitar o serviço e aguardar pela resolução”, destacou a servidora municipal.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Proesc utiliza cartões disponibilizados pelo Banco do Brasil abastecidos com o valor per capita de R$ 28, multiplicado pelo número de alunos matriculados em cada escola, o que é suficiente para manutenção e despesas relacionadas às atividades educacionais, aumentando a autonomia e autogestão na unidade de ensino, em razão da agilidade com que o serviço pode ser realizado, possibilitando aos gestores escolares darem soluções aos problemas de forma imediata.

“O diretor tem agora autonomia para gerenciar o recurso financeiro. Situações que outrora demandavam prazos longos e burocráticos, agora são resolvidas em tempo hábil, em prol da excelência na infraestrutura e pedagogia das escolas”, comemorou Jucyara.

Valorização

Como forma de valorizar os esforços da categoria, em poucos meses, a gestão do Prefeito David Almeida investiu em ações e programas voltados para a educação, como o reajuste de 11,13% no salário dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o rateio da sobra do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de 2021.

Para Jucyara, os incentivos na área da educação são fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino. “A gestão escolar é um desafio prazeroso. Tenho uma missão diária nas funções administrativa, pedagógica e de infraestrutura. Hoje eu me sinto valorizada e reconhecida como profissional, o que me incentiva a realizar minhas atividades de forma eficiente e produtiva”, enfatizou.

NOTA

Educadores participam dos Jogos de Integração

Com mais de 2 mil servidores inscritos, os Jogos de Integração dos Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Jiss) de 2021 iniciam no dia 6/11 e seguem até 28/11, com profissionais estatutários, temporários e comissionados. O objetivo dos jogos é oportunizar a socialização, a integração e estimular a prática esportiva entre os servidores da secretaria, por meio de modalidades coletivas e individuais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...