Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Política

Angelus Figueira concede Medalha Ruy Araújo ao engenheiro e escritor Fabiano Affonso

De autoria do deputado estadual Angelus Figueira (DC), o engenheiro agrônomo, professor e escritor Fabiano José Affonso, de 64 anos, foi homenageado e recebeu nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Medalha Ruy Araújo como reconhecimento por seus estudos sobre a região amazônica e dedicação ao assunto. A Sessão foi presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB). Por motivos de saúde, o deputado Angelus Figueira não pôde comparecer à solenidade.

Representando a Casa Legislativa, o deputado Delegado Péricles discursou na tribuna e agradeceu a presença do homenageado.

“Os 24 deputados rendem homenagem a Fabiano Affonso, profundo conhecedor da Amazônia. Tudo que ele faz, faz com muita dedicação, muito amor. Fabiano é uma pessoa especial. Ele tanto faz pelo nosso Amazonas. A Medalha Ruy Araújo é muito merecida. Nós, aqui da Aleam estamos muito orgulhosos por essa homenagem. Parabéns”, disse Péricles.

Especialista em projetos de Reforma Agrária e em Política e Estratégia, Fabiano José Afonso é ainda professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e autor da cartilha “Latifúndios na Amazônia: das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação”, é uma obra histórico-documental sobre os efeitos do progresso na região mais icônica do planeta que sempre é alvo do interesse político, econômico e estratégico mundial.

Após cumprimentar a todas as autoridades e deputados presentes nominalmente, além de familiares e amigos, o homenageado agradeceu o reconhecimento do deputado Angelus Figueira pela propositura da Medalha Ruy Araújo.

“Ser amazonense é um motivo de orgulho e honra maior em minha vida, não somente por ser agraciado com a Medalha Ruy Araújo, mas pela presença de tantos amigos neste plenário. Quero destacar a minha gratidão ao ilustre propositor desta outorga, o deputado Angelus Figueira, por reconhecer neste humilde amazonense um cidadão digno de tão merecida homenagem. Essa outorga vem coroar uma vida profissional intensa no serviço público do meu Estado e do meu País. A todos vocês, o meu muito obrigado, a Amazônia é nossa. Selva”, evidenciou.

O ato ainda contou com a apresentação da cantora Ketlen Nascimento, que declamou o poema “Encontro das Águas”, de Quintino Cunha, e interpretou a música “Saga de Um Canoeiro”, de Renato Barbosa, acompanhada do músico Ney Armstrong.

Compuseram a mesa o Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto, da Grande Loja Maçônica do Amazonas, o coronel Miguel Mouzinho Marinho, representando o comandante-geral da Polícia Militar; a esposa do homenageado, a senhora Sônia Paes Barreto, as filhas do homenageado Luciana Afonso Carriço, Lucy Paes Barreto, a neta Louise Afonso Carriço e o genro Rafael Carriço, além do coronel Cláudio José dos Santos Menezes, superintendente-adjunto de operações da Suframa; oronel Antônio Fernando do Nascimento Ribeiro, coordenador da assessoria de planejamento e gestão da Suframa; senhor Kedlay de Paula, coordenador-geral substituto da Suframa; senhora Ester Amaral Cunha Santos, analista técnico-administrativo da Suframa e Diego Queiroz Oliveira, técnico de comunicação social da Suframa.

Obra

Fabiano é autor da obra “Latifúndios na Amazônia: das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação”, que fala sobre os efeitos do progresso na região mais icônica do planeta. Na produção histórico-documental, o engenheiro discorre um relato histórico esclarecedor e conciso dos 520 anos de conquista da Amazônia, do descobrimento do Brasil aos dias atuais.

Perfil

Affonso serviu no interior do Amazonas, nas décadas de 1970/1980, tornando-se especialista não somente em sua área, mas, também, em Política Estratégica e conhecimentos amazônicos. É um profundo conhecedor da realidade de todos os municípios amazonenses.

No Amazonas e, em Manaus, Fabiano Affonso assumiu diversos cargos importantes na esfera federal, estadual e municipal. Atuou tanto no Executivo quanto no Legislativo. Na Aleam assumiu vários cargos de 2003 até 2020, onde foi diretor da Universidade do Legislativo Amazonense, assessorou vários parlamentares e comissões, inclusive a presidência da casa.

Foto: Jimmy Christian

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...