Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Cientistas descobrem “parente” do coronavírus em morcegos no Camboja

Vírus tem 92,6% de semelhança com o Sars-CoV-2, causador da Covid. Sudeste da Ásia é apontada como área chave para vigilância do coronavírus.

Um grupo internacional de virologistas identificou uma nova espécie de coronavírus em morcegos-ferradura, encontrados no Camboja, no sudeste da Ásia. A descoberta foi publicada na revista Nature Communications, na terça-feira (9/11).

O genoma do novo vírus tem 92,6% de semelhança com o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, mas ele não demonstrou potencial para infectar humanos. Isso porque a região de pico – referente à proteína S, que é responsável pela ligação do vírus às células humanas – não é compatível com os receptores dos seres humanos.

As amostras do vírus foram coletadas em 2010, de dois morcegos-ferradura Rhinolophus shameli, e analisadas agora. Os cientistas destacam que as evidências não devem ser ignoradas em esforços futuros de vigilância na região.

“A descoberta desses vírus em uma espécie de morcego não encontrada na China indica que os vírus relacionados ao Sars-CoV-2 têm uma distribuição geográfica muito mais ampla do que o relatado anteriormente e sugere que o sudeste da Ásia representa uma área chave a ser considerada para vigilância futura de coronavírus”, escreveram os autores do estudo.

Acredita-se que os morcegos-ferradura sejam o principal reservatório natural de coronavírus relacionados ao vírus SARS. Até então, os parentes mais próximos do novo coronavírus foram detectados em morcegos Rhinolophus, localizados na província de Yunnan, no sul da China.

Fonte: Metrópoles

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...