Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Vencer o preconceito para garantir a saúde masculina

Promovida com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde e a realização de exames periódicos, a campanha ‘Novembro Azul’ vem a cada ano ganhando mais espaço no calendário de eventos realizados pela Prefeitura de Manaus. Em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está promovendo para os servidores e a população em geral, uma série de palestras, levando assim, mais informações para que homens deixem o preconceito de lado e realizem os exames de rotina disponíveis nas unidades de saúde do município.

Médico e um dos responsáveis pela realização da campanha em Manaus, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coêlho, ressalta que a campanha Novembro Azul é fundamental, pois tem despertado em muitos homens um novo olhar, deixando de lado preconceitos e tornando o dia a dia mais saudável.

“Nesse período nós aproveitamos a mobilização para fazermos esse cuidado da saúde do homem como um todo. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ofertam as consultas clínicas, nas quais o homem consegue fazer exames físicos e até ultrassonografia prostática. Caso seja diagnosticado alguma alteração, esse paciente é encaminhado para um urologista. Esses cuidados são muito importantes porque o câncer de próstata é silencioso, não mostra grandes sintomas no início. Então, quanto mais precocemente diagnosticado esse câncer, maior é a possibilidade de cura”, explicou o médico.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, sendo esse o tipo mais comum da doença entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

De acordo com Djalma Coêlho, para que esse número reduza é necessário que os homens transformem a prevenção em rotina, acabando de vez com o mau hábito de procurar ajuda médica apenas quando os sintomas já estão agravados.

“A nossa sociedade ainda tem aquela figura do homem como a figura forte de casa. Sendo assim, esse homem se acha poderoso ao ponto de não adoecer, de não precisar se cuidar. Isso traz transtornos muito grandes, porque quando o homem procura um serviço de saúde, ele já é levado a uma emergência, uma urgência, com um problema de saúde mais severo”, enfatizou Coêlho.

NOTA

Prefeitura discute qualificações para 2022

Para nortear o planejamento das ações de qualificação ofertadas pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), via Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a Prefeitura de Manaus está realizando o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) 2022. A partir da ação poderão ser promovidos cursos e capacitações mais específicos e direcionados aos agentes públicos, garantindo também melhores resultados à gestão e à sociedade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Autazes

Após a chegada de inúmeras dragas de garimpeiros no Rio Madeira, próximo a Comunidade Rosarinho, entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do...

Brasil

A polícia informou ainda que oito armas pertencentes aos oito agentes envolvidos no caso foram enviadas à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo...

Educação

Atividade acontece durante toda a semana e debate pautas ligadas à educação indígena.

Educação

Mais de 27 mil bolsas, para sete idiomas diferentes, são oferecidas nesta edição do programa. As inscrições para o programa Bolsa Idiomas, em Manaus,...