Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Polícia

SSP-AM encerra Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e certifica 401 policiais

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na manhã desta quarta-feira (10/11), o encerramento do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que formou 401 novos policiais militares. O curso foi realizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), através do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A formatura dos novos soldados da PMAM aconteceu no mês passado e contou com a presença dos membros da cúpula da Segurança Pública do Amazonas e do governador do Estado, Wilson Lima.

O secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, participou da cerimônia, visitou a sede do Iesp e conheceu as dependências do local. O secretário explicou que a partir deste momento os novos policiais militares estão à disposição do Comando Geral da PMAM.

“Lá eles já terão o destino para onde irão. Como já foi divulgado, esses policiais recém-formados irão atuar no interior do estado para aumentar o efetivo da nossa Polícia Militar e reforçar a segurança”, disse Mansur.

O secretário reforçou que o edital para o concurso público, com mais de 2,5 mil vagas para órgãos que compõem o sistema de segurança, será divulgado ainda neste mês. “Sabemos do efetivo, das dificuldades do pessoal que nós temos. Desde 2010 que não fazemos um concurso. Vamos fazer agora, lançar o edital. O governador já determinou para esse mês de novembro, é o limite da divulgação do edital”, ressaltou.

Formação

Segundo o diretor do Iesp, coronel Audo Albuquerque, a instituição buscou a melhor malha curricular nacional para formação dos soldados. “Pesquisamos 10 estados, trouxemos o que tem de melhor na malha nacional, ao Ministério da Justiça, colocamos a nossa regionalidade, e teve esse diferencial com libras, inglês e espanhol intensos. A questão da parte de selva, dentre outras formações essenciais para o bom profissional”, explicou.

Segundo o diretor, os soldados também aprenderam sobre Direitos Humanos. “Atender bem o cidadão, tratar bem o cidadão, evitar algumas ocorrências, algumas situações absurdas que ocorrem em todo mundo e todo universo”, disse o diretor do Iesp.

O soldado Ismael Costa é um dos 401 alunos que participou do curso. Ele agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade. “Esse curso tem uma importância muito grande para a nossa carreira militar, onde já tivemos mais de mil horas de carga horária e, consequentemente, isso veio nos capacitar de forma excelente, para realizarmos nosso trabalho de forma segura, comprometida e com maior segurança para a população”, contou.

CFAP

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) faz parte do processo de ingresso na Polícia Militar do Amazonas. Por ano, passam pelas salas de aula uma média de 400 policiais, que se preparam para a atuação em campo e para as promoções nas carreiras.

(Fotos: Tarcísio Heden/SSP-AM)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Autazes

Após a chegada de inúmeras dragas de garimpeiros no Rio Madeira, próximo a Comunidade Rosarinho, entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do...

Brasil

A polícia informou ainda que oito armas pertencentes aos oito agentes envolvidos no caso foram enviadas à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo...

Educação

Atividade acontece durante toda a semana e debate pautas ligadas à educação indígena.

Educação

Mais de 27 mil bolsas, para sete idiomas diferentes, são oferecidas nesta edição do programa. As inscrições para o programa Bolsa Idiomas, em Manaus,...