Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Com ‘Paredão’, Governo do Amazonas amplia combate ao crime em Manaus

Governador Wilson Lima destacou avanços no primeiro mês do sistema, que conta com 500 câmeras em pontos estratégicos

O cerco inteligente montado em Manaus para combate ao crime, batizado de Paredão, completou um mês com bons resultados. O governador Wilson Lima destacou, na manhã de hoje (22/11), que o sistema que conta com 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados desde que entrou em operação, no dia 22 de outubro.

O Paredão, que faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. Além da recuperação de veículos, o sistema tem auxiliado em investigações que já resultaram em desarticulação de bandos criminosos e na apreensão de drogas

“Hoje está completando um mês de funcionamento de 100% do nosso cerco eletrônico. Foram feitas a recuperação e/ou apreensão de 145 veículos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico, e a resposta ela tem sido praticamente em tempo real”, disse o governador ao destacar que o Estado trabalha para aprimorar cada vez mais o sistema e ampliar os resultados.

O balanço foi apresentado por Wilson Lima durante o lançamento da operação Natal da Esperança, no Centro de Manaus, que vai intensificar o policiamento ostensivo e preventivo no período que antecede o final de ano e início de 2022.

Os indicadores mostram que as apreensões de veículos aumentaram em 12,4% no período de funcionamento do Paredão, saindo de 129 no ano passado para 145 neste ano. De acordo com a SSP-AM, de cada dez carros apreendidos, seis foram com a ajuda do Paredão. Segundo o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o sistema também ajudou na apreensão de drogas.

“Essa ferramenta é muito potente e estamos cada vez mais aprimorando sua utilização, o que trará grandes resultados na redução da criminalidade. Também podemos citar como resultados positivos desse investimento o aumento de apreensão de drogas. Nos últimos 30 dias, mais de 4 toneladas entorpecentes foram apreendidas. Também já observamos a redução dos índices de homicídios nas últimas semanas”, ressaltou o secretário de SSP-AM.

Operacionalização – O Paredão está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pode ser operacionalizado de maneira integrada pelas forças de segurança pública do Estado. O sistema formado por 500 câmeras possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.

O sistema permite identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra à ordem pública e à segurança de pessoas e patrimônios.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Autazes

Após a chegada de inúmeras dragas de garimpeiros no Rio Madeira, próximo a Comunidade Rosarinho, entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do...

Brasil

A polícia informou ainda que oito armas pertencentes aos oito agentes envolvidos no caso foram enviadas à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo...

Educação

Atividade acontece durante toda a semana e debate pautas ligadas à educação indígena.

Educação

Mais de 27 mil bolsas, para sete idiomas diferentes, são oferecidas nesta edição do programa. As inscrições para o programa Bolsa Idiomas, em Manaus,...