O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quarta-feira, 4/8, uma visita técnica ao antigo Local Casa de Praia, espaço localizado no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, onde funcionou nas décadas de 90 e 2000 o El Mosquiton e o Papagaio Show Clube. O espaço será reformado, por meio de recursos oriundos do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq), para a implantação do projeto “Casa de Praia”.
A intervenção faz parte do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado por David Almeida, no mês de julho. O chefe do Executivo municipal fez questão de acompanhar a última vistoria no espaço, antes da finalização do projeto e envio para licitação.
“O Local Casa de Praia é um espaço lindo, aqui na Ponta Negra, bem em frente ao rio Negro. Estamos finalizando o projeto Casa de Praia, para enviá-lo para licitação. Já temos os recursos para essa obra, que após licitada, terá uma previsão de entrega de 9 meses. Realizamos essa vistoria com representantes de várias secretarias para que, por meio de um trabalho integrado, possamos entregar esse espaço pronto para uso, o mais rápido possível à população de Manaus”, enfatizou Almeida.
A revitalização do espaço é uma demanda da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para o reforço à geração de novos negócios e empreendedorismo.
Projeto
Com vista privilegiada para o rio Negro e a praia da Ponta Negra, o local tem projeto para abrigar restaurante, central de artesanato, áreas para exposições artísticas, ambientes abertos e fechados, playground, áreas de convivência, passarela, mirante, quiosques e ações, com estrutura para receber shows intimistas.
“Trabalhamos aqui um conceito de mais negócio com o fomento ao empreendedorismo e à cultura e também um equipamento na Ponta Negra que vai ajudar os banhistas com acesso à alimentação e à cultura. Os recursos que serão utilizados são do empreendedorismo e da inovação, tendo em vista o fomento à cadeia empreendedora dos artesãos, da cultura, e da nossa culinária”, explicou o titular da Semtepi, Radyr Júnior, ao enfatizar a importância do projeto para o incremento à economia local.
Diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira destacou a criação de uma nova opção cultural para os trabalhadores do setor.
“Este espaço há muito estava abandonado, sem nenhuma atividade, e agora com o funcionamento dele, a cadeia artística da cidade de Manaus poderá obter recursos adicionais para sua renda familiar”, afirmou Oliveira.
Resgate
Para o diretor de planejamento urbano, arquiteto e urbanista do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Cordeiro, a reforma irá resgatar um espaço importante para a família manauense.
“Na verdade, é um resgate. Nós vamos aproveitar exatamente a estrutura que está em ruínas e transformar em um espaço que nós chamamos de multigeracional, para toda a família. Ou seja, crianças, idosos e tudo mais. O grande atrativo desse espaço é exatamente a contemplação dessa paisagem. Então, ele vai ser amplo, aberto e ventilado”, concluiu.
Texto – Thiago Fernando / Semcom
Fotos – Ruan Souza / Semcom