Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Covid-19: “Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados”, alerta Secretário de Saúde ao reforçar importância da vacinação

O secretário estadual de saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, destacou em entrevista a um veículo de comunicação local, nesta terça-feira (10/08), o avanço da imunização contra a Covid-19 no Amazonas e convidou a população a procurar os postos de vacinação para garantir a primeira ou a segunda dose do imunizante. E destacou, para esta semana, o anúncio do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para a vacinação da população com menos de 12 a 17 anos na capital, iniciando na sexta para o grupo com comorbidade e a partir de sábado para os sem comorbidade.

“Infelizmente, tem muitas pessoas que não se vacinam. O problema desses bolsões de não vacinados é surgir alguma cepa que seja resistente às vacinas aplicadas e sair desse grupo e ir para quem se vacinou. Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirmou Dr. Anoar Samad.

O secretário enfatizou o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, na capital e em mais onze municípios do interior do Estado que já alcançaram 80% da meta de vacinação. A vacinação de adolescentes com comorbidade começa a partir da sexta-feira (13/08) e abre no sábado (14/08) também para os demais jovens sem comorbidade. Anoar Samad ressaltou também que o Estado concentra esforços para avançar na cobertura vacinal da segunda dose.

Pandemia – O secretário de saúde reforçou a manutenção dos leitos montados para atender pacientes em tratamento da Covid-19, que ficarão como legado da pandemia, e que a rede estadual segue alerta para conversão de leitos exclusivos para doença em uma eventual mudança do cenário epidemiológico no Estado.

“Temos o equilíbrio difícil de otimizar recursos com a manutenção de leitos clínicos e de UTI e o quadro de recursos humanos preparado, porque é de uma hora para outra que o cenário epidemiológico muda. Temos que avançar na vacinação. E coordenar as outras coisas que não pararam. Acelerar cirurgias, aumentar a quantidade de exames e consultas disponíveis”, disse o médico.

As ações de descentralização dos serviços assistenciais de média e alta complexidade à população do interior do Estado, com a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em municípios polos, foram destacadas pelo secretário e médico.

Cirurgias – Anoar Samad anunciou que está em tratativas para a ampliação de cirurgias eletivas por mês e da oferta de exames de imagem para ajudar a reduzir o tempo de espera na rede estadual de saúde. As cirurgias não urgentes foram suspensas em razão do novo pico da Covid-19 no Estado e do direcionamento dos esforços no enfrentamento à Covid-19.

“Já assinamos 250 cirurgias ortopédicas por mês, 125 cirurgias urológicas por mês; e estamos em tratativas para aumentar os exames de ultrassom. Daqui para dezembro esse tempo de espera vai ser reduzido. É uma promessa e desejo meu e também do governador Wilson Lima. Vamos reduzir, ao máximo, esse tempo de espera e estamos trabalhando diuturnamente para isso”, ressaltou entre as ações de reorganização administrativa da sua gestão na pasta.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...