Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Prefeitura de Manaus orienta sobre notificação de casos de Covid-19 por Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Manaus), realizou uma apresentação para repassar orientações atualizadas sobre o Sistema de Informação da Gripe (Sivep-Gripe), com foco na notificação de casos de Covid-19, durante reunião, na manhã desta quinta-feira, 12/8, com representantes dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

A apresentação foi realizada na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP), no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, sendo conduzida pela gerente do Cievs/Manaus, enfermeira Graziela Andrade das Neves, que destacou a importância da atualização repassada aos profissionais que atuam na inserção de informações no Sivep-Gripe, sistema oficial do Ministério da Saúde (MS) para o registro dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos por Covid-19.

“A Prefeitura de Manaus atende a Atenção Básica e conta com um Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, na maternidade Moura Tapajóz, mas o Cievs/Manaus tem responsabilidade sanitária por todos os núcleos no município, mesmo os de estabelecimentos estaduais e particulares, no que se refere à supervisão, orientação e atualização técnica”, explicou Graziela Neves.

Segundo a enfermeira, a apresentação foi organizada como mais uma estratégia para reforçar a importância da qualificação das informações no preenchimento das fichas de notificação de pacientes hospitalizados por complicações da Covid-19, o que impacta diretamente no processo de avaliação do cenário epidemiológico por parte dos gestores da saúde.

“Entendemos que neste momento Manaus atingiu uma estabilidade no número de casos da doença, devido às ações, tanto de vacinação quanto de rastreamento, monitoramento e isolamento de casos positivos. Mas, existe a preocupação com a entrada de novas variantes do coronavírus e que podem resultar em um novo aumento da curva de casos. Assim, a qualificação das fichas de notificação no sistema de informação é ainda mais importante porque permite que os gestores acompanhem a evolução atualizada do cenário epidemiológico e que tomem decisões mais adequadas para reduzir os riscos”, esclareceu Graziela Neves.

A Covid-19 é um dos agravos de notificação compulsória imediata, definidos pelo MS, e por isso os Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares devem notificar os casos em até 24 horas no sistema de informação. As fichas de notificação apresentam as informações pessoais do paciente, endereço e a evolução dos casos.

“Com as informações inseridas no sistema, é possível visualizar o grau de ocupação de leitos, a gravidade da doença e montar um mapa de calor dos bairros com maior número de casos de hospitalização, em um panorama real e atualizado da situação epidemiológica. Mas para isso é necessário que as informações inseridas no sistema sejam criteriosas, evitando subnotificações, duplicidade de informações e inconsistências, que possam prejudicar a análise dos dados”, alertou Graziela Neves.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM- Brena Rayssa Pinheiro de Macedo, 28, foi vítima de um homem que ainda não foi identificado, na noite deste domingo (17), no bairro...

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...