Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Tabatinga

Prefeitura de Tabatinga auxilia Fiocruz em pesquisa para identificar variantes da Covid-19 no município

A Prefeitura de Tabatinga anunciou, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11), no Auditório da Escola Municipal José Carlos Mestrinho (Botinho), que vai auxiliar a pesquisa de 10 dias, desenvolvida pela Fiocruz Amazônia, para identificação de possíveis variantes da Covid-19 em circulação no município.

Intitulada Pesquisa de Variante no Alto Solimões, o estudo vai ser realizado em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga.

De acordo com o prefeito interino de Tabatinga, Plínio Cruz, os trabalhos que devem ser desenvolvidos serão de suma importância para proteger a população de um possível novo surto. “Estamos trabalhando na prevenção. A chegada da equipe da Fiocruz veio em um momento muito oportuno para saber se há variantes circulando no nosso município e quais são essas variantes. Só assim vamos proteger nossa população e traçar novas estratégias para combater essas infecções”, disse.

Segundo o prefeito, ao agilizar o diagnóstico da infecção, será possível iniciar o tratamento precoce. “Eu e o secretário municipal de Saúde, Marlem Riglison, ficamos muito felizes em receber a equipe da Fiocruz porque é um trabalho importantíssimo para prevenir surtos. É uma honra receber a diretora Adele Benzaken e demais pesquisadores, assim como o vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca”, completou Plínio Cruz.

Durante a coletiva, a Fiocruz Amazônia realizou a entrega simbólica de 25 kits de apoio aos profissionais da saúde, incluindo jalecos, máscaras e demais EPIs.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, explicou que o grande objetivo é coletar informações durante esses dias para pesquisa de variantes no Alto Solimões. “Temos essa ameaça do surto, então sabemos que se tem essa ameaça, essa variante pode entrar pela fronteira e por isso é importante esse trabalho de prevenção”, disse a pesquisadora.

Serão coletados exames de todas as pessoas que desejarem ser testadas, sejam brasileiros, peruanos ou colombianos. Caso um brasileiro teste positivo, ele será encaminhado para UPA em Tabatinga e o tratamento será feito pela FVS, sob orientação da Fiocruz Amazônia.

Quem desejar participar, passará pela triagem, em seguida o teste rápido e coleta do PCR com swab (cotonete) e, na sequência, o teste sorológico para saber se a pessoa já foi infectada.

Veja como participar

A partir desta quarta-feira (11) será montado um ponto de realização de testes gratuitos de Covid-19 no Porto da Feira de Tabatinga. O atendimento será realizado em diversos horários: Quarta-feira (11): Das 14h ás 17h; Quinta à Sábado (12 a 14): Das 7h às 12h e das 14h às 16h; Segunda à Quinta-feira (16 a 19): Das 7h às 12h e das 14h às 16h; Sexta-feira (20): Das 07h às 12h.

Lafron

No último sábado (7), o prefeito interino Plínio Cruz, recebeu o secretário Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, para tratar de ações de combate à Covid-19 na fronteira, desenvolvidas pela Prefeitura do Município com apoio da SES-AM e Ministério da Saúde, e para apresentar o planejamento de ações do município.

O prefeito comemorou a entrega de equipamentos e insumos para a ampliação do diagnóstico no Laboratório de Fronteira (Lafron) que, pela primeira vez, vai realizar testagem de RT-PCR in loco.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Você pode gostar!

Notícias

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (20),...

Notícias

MANAUS – Relação extraconjugal e o desvio de R$ 200 mil são os motivos apontados pela Polícia como motivação para a execução do militar...

Notícias

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 7 vagas de emprego voltadas às áreas de Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, 21/9,...

Notícias

As considerações duras do ministro Falcão, ao final do julgamento que começou de manhã e só acabou no final da tarde desta segunda-feira,  20,...