Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

TCE-AM sedia I Simpósio em Educação Pública no Amazonas na próxima quarta (25)

Com tema “Desafios e estratégias durante a pandemia”, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) irá sediar, na próxima quarta-feira (25), o I Simpósio em Educação Pública no Amazonas. Realizado pela Escola de Contas Públicas (ECP), em parceria com o Fórum Interinstitucional de Desenvolvimento de Pessoas (FIDEPES), de forma remota, o evento pretende instigar o debate e a reflexão sobre os desafios e estratégias do ensino no Amazonas, em relação à educação básica e à educação profissional nos níveis técnico e superior, durante o período pandêmico.

Ao anunciar o evento, o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, destacou a importância de reunir, em um ambiente de troca de conhecimentos, experiências que possam contribuir para a efetividade da educação.

“Será excelente termos essa grande quantidade de pessoas destacadas no setor da educação. O Tribunal está sempre instigando e investindo para que eventos como este continuem acontecendo, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, com ajuda das tecnologias”, comentou o presidente.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do endereço virtual https://moodle.tce.am.gov.br/course/view.php?id=481. O evento é aberto para participação do público geral.

Durante o simpósio, que terá a presença de pessoas consideradas como referências municipais e estaduais na área de educação, instituições públicas de ensino irão apresentar suas experiências de sucesso, falar sobre o aprendizado que a pandemia enraizou, além de debater sobre os benefícios e desafios da aceleração do mundo digital na educação.

“Trata-se de um Simpósio ímpar, oferecido gratuitamente, com o intuito de engajar educadores de instituições de ensino do Amazonas nesse movimento de planejamento, discussão e análise sobre o período da pandemia”, destacou a coordenadora geral da Escola de Contas Públicas, conselheira Yara Lins.

Além da presença da conselheira-coordenadora, o evento também terá a participação do presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello; do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Barroso; do secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, além da secretária de educação do Amazonas, Maria Josepha Chaves.

Segundo a professora Joesia Pacheco, uma das organizadoras do evento, esta será uma boa oportunidade para conhecimento mútuo e intercâmbio de práticas que podem servir de referência para o aperfeiçoamento educativo.

“O Simpósio representa uma relevante estratégia para que todos os educadores participantes do evento tenham a oportunidade de conhecer como as instituições públicas de ensino do Amazonas estão enfrentando os desafios decorrentes do cenário de pandemia, por meio da incorporação, cada vez mais intensa, de tecnologias digitais no setor educacional”, comentou a professora.

Programação

O evento, que terá início a partir das 9h (horário de Manaus), terá, logo após composição e apresentação da mesa de abertura, apresentação das práticas exitosas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Logo em seguida, será a vez das apresentações de práticas exitosas no âmbito estadual, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O primeiro bloco de apresentações será seguido pela segunda parte do evento, a partir das 13h30, que terá a participação de professores considerados sumidades na área educativa, entre eles o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA, professor-doutor Cleinaldo de Almeida Costa; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor-mestre Jaime Cavalcante Alves; do diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), professor-doutor José Augusto de Melo Neto; além do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga.O simpósio deve ter, ainda, apresentação das práticas exitosas do Ifam Drª Maria Francisca Morais de Lima, assim como das práticas exitosas da UEA e do Cetam.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Polícia

Um vídeo que está circulando nas redes sociais neste domingo (28), mostra o momento em que policiais da Força Nacional ameaçam prender a influenciadora...

Lúcio Carril

“distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos antissociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar...

Polícia

O corpo homem que ainda não teve a identidade revelada, foi encontrado no Ramal do Brasileiro, na tarde deste domingo (28), zona Leste de...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...