Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe ação da prefeitura de valorização à vida

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 10/9, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma ação de sensibilização à vida, na cabeceira da ponte Jornalista Phelippe Daou – conhecida popularmente como ponte Rio Negro – na Compensa, zona Oeste. Além de ser um dos cartões-postais de Manaus, o local é um dos principais pontos escolhidos por quem resolve abreviar a vida.

Dados apontam que a cada quatro dias são registradas ocorrências entre tentativas e suicídios em Manaus. Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, anualmente, em torno de 12 mil casos de suicídio são registrados, e 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso de substâncias.

“Nós estamos sensibilizando a população no que diz respeito à prevenção ao suicídio. Estamos aqui pela valorização da vida e esse ato é uma forma de chamar a atenção de toda a população para esse problema de saúde pública. Nós, da assistência social, não estamos isentos desse trabalho, pois precisamos identificar essas pessoas, fazer uma escuta qualificada e trazê-las para um processo de acompanhamento”, enfatiza a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

A Semasc atua com assistentes sociais e psicólogos que trabalham com diferentes públicos, como crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos, que muitas vezes podem manifestar a necessidade de um acompanhamento psicossocial. Entre as unidades de atendimento ao público estão os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os serviços de acolhimento e abrigos.

“Nós estamos abrindo a campanha do Setembro Amarelo com esse ato público de valorização da vida. A ponte tem sido palco das vidas ceifadas pela depressão, pelo pânico, pela falta de vontade de viver e estamos aqui trabalhando e informando, antes de tudo, que as pessoas podem buscar ajuda por meio do 188, que é um contato de ajuda, que pode ser acessado a qualquer momento”, informa a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), desde 2015, possui o número de telefone 188, que funciona como um disque de prevenção ao suicídio. As ligações são gratuitas.

A ação também contou com colaboradores do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, localizado na Compensa, que juntamente com a Semasc chamaram a atenção dos populares que circulavam pela ponte – que liga Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão – para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Campanha

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2015, pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha é considerada de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior parte das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.

Texto – Fabiana Araújo / Semasc

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

Segundo o relato do próprio Emanuel. A gente passou no eldorado na praça do caranguejo e paramos pra comprar minha água tônica, o Júnior...

Notícias

Uma mulher que ainda não foi identificada tirou a vida da própria irmã, na região metropolitana de Manaus, município do Careiro da Várzea, distante...

Polícia

Juliana Alves de 15 anos, foi morta a tiros na frente da mãe no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. O crime...

Flagrantes da Política

Arthur Neto (PSDB), com 3,5; Coronel Menezes, com 2,1, Omar Aziz com 2,1 e Chico Preto com 0,7 são os nomes mais citados na...