Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Brasil

67% dos brasileiros reduziram consumo de carne em 2021, aponta Datafolha

Gêneros como laticínios, pães e sucos também foram afetados; aumento da inflação é a principal causa.

Pesquisa Datafolha realizada com 3.667 brasileiros em 190 municípios apontou que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum alimento desde o início de 2021, com destaque para a carne: cerca de 2/3 dos brasileiros, ou 67%, diminuíram a quantidade de carne vermelha que consumiam. Outros gêneros muito afetados foram sucos e refrigerantes, com redução de 51%; o de leite, queijo e iogurte, com 46%, e pão francês, pão de forma e outros pães, com 41%, de acordo com o levantamento. Por fim, itens como arroz, feijão e macarrão estão sendo menos consumidos por 34%, 36% e 38% da população. Por outro lado, o aumento no preço das carnes fez com que o consumo de ovo, alternativa tradicional, aumentasse. 50% dos brasileiros estão consumindo mais ovos, enquanto 20% reduziram o consumo.

A principal causa da situação é a aceleração da inflação. No mês de agosto, o índice de preços ao consumidor aumentou 0,87%, de acordo com o IBGE, chegando a um total de 9,68% no acumulado de 12 meses entre 2020 e 2021. O setor de alimentação em domicílio teve aumento acima do resultado geral, chegando a 17%, com destaque para produtos como arroz (33%), carnes (31%), ovos (14%) e leites e derivados (12%). A perda de renda das famílias na pandemia por causa do aumento do desemprego também é um dos fatores que leva ao problema. No Brasil, há 19 milhões de pessoas em situação de fome, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). A comparação com 2018 (10,3 milhões) revela que o número quase dobrou.

Fonte: JP Notícias

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em todo o...

Polícia

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Vikare, que tem como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico...

Polícia

Equipe policial foi acionada por populares sobre suspeitos tentando assaltar um estabelecimento comercial.

Economia

Ministro da Economia afirma que falta da reforma do Imposto de Renda impede benefício permanente e que fonte de financiamento ainda não está definida.