Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Educação

Educadores da Prefeitura de Manaus participam de oficina para levar conhecimento em tecnologia à sala de aula

A Prefeitura de Manaus, realizou, nesta terça-feira, 21/9, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), oficinas voltadas às áreas de tecnologia, que incluíram eletrônica, programação e impressão 3D. O evento foi voltado a professores e coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da rede municipal de ensino.

A formação ocorreu no Icbeu do Centro, no MakerSpace, espaço de colaboração onde o aprendizado acontece por meio da criação de projetos e trabalhos envolvendo robótica, eletrônica, linguagem de computação, artes, filmagem, edição e impressão 3D.

De acordo com o coordenador-geral do Centro de Tecnologia Educacional, Tiago Pereira, as parcerias que a Semed realiza são fundamentais, para beneficiar todos os alunos da rede de educação infantil e ensino fundamental I e II.

“Nós estamos trabalhando para atingir os 225 Centros de Tecnologia Educacional e com o aval do secretário Pauderney Avelino, buscamos essas parcerias para fazer a formação de todos os coordenadores responsáveis que ficam nas escolas e nas DDZs”, disse Pereira, que também falou sobre o Clube de Letramento e Linguagem de Programação e Robótica Procurumim.

“Os coordenadores acabam desenvolvendo projetos educacionais e o Procurumim é um exemplo, uma iniciativa que já vem sendo desenvolvida há mais de cinco anos e utilizando todas as tecnologias que nós temos”, completou.

Formação

No módulo de programação, os participantes conheceram a linguagem para criar animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas.

Na oficina de impressão 3D, aprenderam sobre as tecnologias de prototipagem e conheceram a história do tema estudado até a fabricação de um modelo real, para ser impresso nesse tipo de tecnologia.

Procurumim

Além das atividades, o projeto Procurumim, que atualmente está em 70 escolas da rede municipal e que atende a quase 13 mil alunos, também se fez presente na oficina. Segundo o coordenador-geral do projeto, em conjunto com outros técnicos, Regis Caria, a ideia principal é desenvolver o pensamento computacional das crianças e, com isso, proporcionar uma educação integral completa.

“A ideia do projeto é fomentar o pensamento computacional, a partir de metodologias educacionais, que envolvam não só a linguagem de programação e tão pouco somente a robótica. E esse pensamento trabalha a partir de quatros parâmetros: abstração, decomposição, reconhecimento de padrão, algorítmicos. E a ideia também é promover o desenvolvimento integral das crianças, baseado na progressão e em aspectos como o protagonismo, autonomia e a sociabilidade com o outro”, explicou Regis Caria.

O coordenador do CTE da Escola Municipal Nova Vida, Aguinaldo Araújo, disse que a atividade do projeto envolve aquilo que todos esperam da educação brasileira: um ensino de qualidade e educação 4.0.

“Com essas oficinas podemos realizar um momento de muita importância para envolver toda a escola e visualizar os alunos em suas criações e compartilhando os projetos criados. Aproveitamos para engajar os professores e trocar essas experiências de programação. Também podemos ter contato com conhecimentos de outras escolas, e assim formarmos uma rede de aprendizagem criativa em nossa cidade”, finalizou Araújo.

Fotos – Alex Pazuello / Semed

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Manacapuru

O corpo de uma mulher que não teve a identidade revelada, foi encontrado com marcas de tortura na tarde deste domingo (17), no bairro...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Polícia

Uma mulher suspeita de cometer assaltos na cidade de Manaus, foi pega pela população na zona Sul da cidade, quando se tentava praticar mais...

Notícias

Manaus/AM – Um homem identificado como Jean Vieira, 29 anos, morreu na tarde desta terça-feira (12), durante um assalto na rua 22, do bairro...