Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Prefeitura participa de programa internacional da União Europeia

O evento de abertura do Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (Iurc) reunirá representantes e líderes de mais de 60 cidades e regiões da América do Norte, América Latina e Europa durante encontro virtual nesta terça-feira, 28/9, às 10h (horário local), e a Prefeitura de Manaus é uma das participantes desta segunda fase do projeto.

A etapa busca liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional internacional para o desenvolvimento urbano sustentável, em uma grande rede global de referência para inovação, incluindo 140 cidades e regiões de seis áreas geográficas.

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia. A Prefeitura Municipal, via Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar a plataforma de cidades convidadas. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia.

O Iurc é um projeto global que apoia cidades de diferentes regiões para conectar e compartilhar soluções para desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da nova agenda urbana e no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos de 2021 iniciam neste mês, quando Manaus vai conhecer a cidade-membro com quem compartilhará experiências, expertise e transformações.

Conforme o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o prefeito David Almeida tem uma diretriz para que a autarquia municipal busque esforços e conexões para ser uma “cidade global”, com todos os alcances e escalas urbanísticas, ambientais, tecnológicas e econômicas.

“Essa é uma diretriz que buscamos e a cooperação técnica de urbanismo com a União Europeia é mais um elemento que coloca Manaus numa plataforma mundial. Há muito trabalho para realizar, mas a escala é definida pelo prefeito David Almeida, de cidade global. O Implurb está desenvolvendo projetos e intervenções, em integração com outras secretarias, para atender a este novo patamar”, informa.

Valente acrescenta que o foco da regeneração urbana na gestão pública é uma diretriz positiva, incluindo especialmente o projeto “Nosso Centro”.

Internacional

“Para Manaus, estar no programa internacional é habilitar a cidade a estar conectada com diferentes regiões do planeta, compartilhando soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. As cidades convidadas e as cidades-membro vão trocar conhecimento, projetando um futuro mais próspero, sustentável e humanizado”, explica o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Dentro do Iurc, a capital amazonense poderá desenvolver parcerias com temáticas urbanas de acordo com as suas prioridades, especificidades e demandas locais, com prazo de 24 meses de cooperação. Meio ambiente, reconversão de áreas no patrimônio histórico, biofilia, mobilidade e sustentabilidade são alguns dos objetivos que interessam a Manaus dentro da iniciativa global.

Projeto

Conforme o projeto, as cidades escolhidas para o Iurc receberão apoio para planejar, implementar e gerir práticas urbanas com desenvolvimento de planos de ações locais e projetos-pilotos para alcançar resultados.

Uma plataforma de troca de conhecimento será estabelecida com recursos e melhores práticas sobre superação de barreiras específicas no urbanismo.

Integração

No âmbito do programa, as cidades se associam para abordar conjuntamente os desafios do desenvolvimento sustentável das suas regiões, incluindo setores privados, financeiros e as instituições públicas e acadêmicas no processo.

Assim, o programa visa promover a troca de conhecimentos, facilitar a construção de pontes e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos.

A equipe participante de Manaus é composta pelo diretor-presidente do Implurb Carlos Valente; pelo vice-
presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; pelo diretor de Planejamento Urbano, Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de Projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Luiza Lacerda e Rejane Gaston.

Fotos – Divulgação / Implurb

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Polícia

Um vídeo que está circulando nas redes sociais neste domingo (28), mostra o momento em que policiais da Força Nacional ameaçam prender a influenciadora...

Lúcio Carril

“distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos antissociais e amorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar...

Polícia

O corpo homem que ainda não teve a identidade revelada, foi encontrado no Ramal do Brasileiro, na tarde deste domingo (28), zona Leste de...

Flagrantes da Política

A briga começou e as negociações políticas estão acirradas entre os pretensos nomes que deverão disputar as eleições de 2022 ao governo do Amazonas....