Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Saúde

Semana Nacional da Doação de Órgãos: HPS 28 de Agosto sensibiliza sobre a importância de doar.

Musicoterapia, roda de conversa e tira-dúvidas fazem parte da ação.

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), iniciou, na segunda-feira (27/09), uma programação alusiva à Semana Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. A conscientização sobre o tema iniciou no dia primeiro de setembro com o Cantinho da Vida, realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTT), da unidade hospitalar, até o dia 30 deste mês.

Com o tema “Seja um herói. Doe Órgãos!”, a programação da semana inclui palestras, roda de conversa com a primeira transplantada do Amazonas, Tabata Nepumuceno, entre outras atividades, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do gesto de doar.

Tabata contou um pouco sua história de vitória em um bate-papo com funcionários e interessados no tema. “Eu mantive a minha fé e fiquei firme na certeza que o transplante daria certo. Gratidão é a palavra que define o sentimento que tive após a cirurgia de transplante”, concluiu.

A diretora do hospital, Julia Marques, que conhece a realidade de quem possui um familiar na fila de espera para um transplante, falou da importância de informar os familiares sobre o desejo de doar. “A doação de órgãos é um gesto de amor e precisa ser externada. É necessário que a família saiba do seu desejo de doar. Pois quem autoriza a doação é a família”, disse a diretora.

A iniciativa da CIDOTT é voltada para os funcionários, pacientes e acompanhantes da unidade. A enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar, Laurinete Brasil, afirma que a sensibilização começa na porta do hospital, por meio do primeiro contato com o paciente e o familiar.

“Todos somos responsáveis pelo acolhimento em uma hora delicada do paciente, quando ele chega a óbito a família é quem toma a decisão por ele se vai doar seus órgãos ou não”, esclareceu a enfermeira.

As atividades contaram com o envolvimento e a participação de psicólogos, enfermeiros e servidores do hospital, fechando o mês de conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos.

FOTO: Sephora Melo/HPS 28 de Agosto

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...