Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Prefeitura de Manaus destaca papel das servidoras no ‘Outubro Rosa’ com programação especial

Uma programação especial, voltada aos servidores na Unidade de Saúde da Família (USF) Severiano Nunes, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, referente ao “Outubro Rosa”, foi realizada nesta quinta-feira, 14/10, pela Prefeitura de Manaus. As atividades incluíram palestras sobre câncer de mama e do colo uterino, orientações para alimentação saudável, coleta de preventivo de rastreio, para mulheres de 25 a 64 anos, solicitação de mamografia e testes rápidos para detecção de sífilis e hepatites B e C. Também foram oferecidas limpeza de pele e massagem relaxante.

A proposta da coordenação foi demonstrar que as servidoras da saúde devem dar bons exemplos, com um comportamento que estimule os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao autocuidado.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, participou da abertura da programação e salientou que a iniciativa do Disa Leste tem um efeito muito positivo.

“Essa postura das servidoras do Disa Leste funciona como um espelho daquilo que se deve buscar. O servidor da saúde cuida da população, mas não pode esquecer de cuidar de si mesmo. Como uma pessoa que trabalha na área da Saúde pode cobrar, exigir e solicitar que alguém colete seus exames de rotina e preventivos, se ela própria não segue esses cuidados. Por isso, é muito importante dar o exemplo. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, reforçou.

Alimentação saudável

Um dos destaques da programação do “Dia D de luta contra o câncer de mama e do colo do útero”, foi a importância de uma alimentação saudável para evitar doenças.

A nutricionista Thaize Lima explicou que uma alimentação pobre em fibras, vitaminas e antioxidantes representa uma série de riscos à saúde, uma vez que eles ajudam a proteger o organismo. Esse fator, somado ao excesso de alimentos industrializados como enlatados, salsicha, calabresa e frituras contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento de uma série de males.

“A gente recomenda o consumo de frutas, saladas cruas ou cozidas, carnes brancas, porque esses alimentos ajudam muito na prevenção de doenças. Outro cuidado importante é a hidratação. Vivemos numa cidade muito quente e beber bastante água é fundamental para manter a saúde. São cuidados simples, mas que muitas mulheres acabam não seguindo, porque tendem a cuidar dos outros e esquecem de si. Estamos chamando a atenção para o autocuidado”, assinalou.

Para a coordenadora distrital da Saúde da Mulher, Jaqueline Oliveira, ofertar um momento para as servidoras e servidores é uma forma de valorizar a contribuição e o papel de cada profissional no “Outubro Rosa”.

“Estamos realizando vários eventos para a população, mas não podemos deixar os servidores de lado. Por isso, criamos um momento de lazer, relaxamento e atendimentos médicos, como forma de reconhecer e valorizar sua dedicação”, pontuou.

Francisca Costa, servidora municipal da USF Severiano Nunes, elogiou a iniciativa e reforçou a importância de todos se envolverem no cuidado com a saúde da mulher.

“O papel de uma mulher é muito importante em uma família e precisa ser valorizado. Cuidamos de todos e muitas vezes ignoramos nossa saúde. Estes momentos são bons, porque começamos a perceber nossa força, nossa garra e que precisamos nos cuidar”, sintetizou.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

Notícias

Um vídeo que circula pelas redes sociais, mostra o momento em um suposto assaltante é espancado dentro de uma canoa e logo após é...

Notícias

Manaus/AM – Um detento do regime semiaberto, suspeito de assalto, foi linchado na noite desta segunda-feira (11), na rua São Nicolau do bairro Colônia...

Celebridades

Isabela Brito Guerra foi acusada de se aproveitar da amizade que tinha com o casal para aplicar golpe.

Destaque

Preço do gás de cozinha também sofreu reajuste. Aumento será de 7,2% em cada produto nas distribuidoras. Quem trabalha com transporte reclama do impacto...