Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Lúcio Carril

REDES SOCIAIS E O FIM DO HUMANISMO

Tenho 5.000 amigos e amigas no feicebuque e outros tantos seguidores em outras redes. As relações são de respeito, já que fiz filtro político, ideológico e de conduta. Não aceitei e não aceito racista, misógino, preconceituoso, fundamentalista religioso, idiota em geral.

Tem gente que admiro muito por suas postagens e posições, encontrando forte identidade com que sou e com que penso. Mas há um problema: não passa disso e quase todos são contundentes em dizer que não querem avançar para uma amizade real, de carne e osso, olhos nos olhos e sorrisos no rosto.

Já reconheci amigos e amigas virtuais em bares, por exemplo, e eles me reconheceram, mas mantiveram, ou mantivemos, o bloqueio anunciado nas redes. É uma coisa muito estranha pela frieza e indiferença.

Vejo que há uma tendência para nos transformar em algoritmos. O capitalismo avança no sentido de nos tirar a humanidade. A globalização veio implacável para nos destruir como seres humanos.
Estamos perdendo nossa subjetividade e nos fazendo instrumento dos desejos, afetos e vontades impostos pelo consumo. Nossas relações estão cada vez mais coisificadas.

O filósofo camaronês Achille Mbembe tem tratado com maestria esse novo desfecho do capitalismo e alerta para o fim do humanismo. É um caminho destruidor, inclusive, do nosso inconsciente, que está passando a ser dominado pelas redes sociais através do eficaz uso dos algoritmos.

Por estas e muitas outras boas razões é que continuo correndo para abraçar meus amigos e amigas.

Resistência também se faz com amor, com abraço e beijos bem reais.

Lúcio Carril
Sociólogo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus completa no dia 19 de novembro 10 meses da campanha de vacinação contra...

Esporte

O botafogo sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2021, neste domingo, 21, ao vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0....

Coari

O domingo chuvoso não afastou os candidatos da Coligação Ficha Limpa para Coari da programação de campanha, que contou com a presença do governador...

Polícia

O cabelereiro Dayene João de Araújo Barbosa, 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (21), na Rua Santa Helena, bairro Zumbi,...