Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Política

Serafim repudia decisão de Bolsonaro em revogar comenda a cientistas do Amazonas

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou, nesta terça-feira (9), a decisão do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) em revogar a indicação à Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico ao pesquisador Marcus Vinícius Guimarães Lacerda e à diretora da Fiocruz Amazônia Adele Schwartz Benzaken.

“Minha solidariedade aos cientistas brasileiros que foram agredidos pelo presidente da República. Me refiro em particular ao Dr. Marcus Lacerda, pesquisador da Fiocruz, nome renomado nacionalmente e internacionalmente. Foi o primeiro a desmontar a história de que a cloroquina curava tudo. Também a minha solidariedade à Dra. Adele Benzaken, que é maior autoridade brasileira em HIV”, lamentou Serafim da tribuna da Assembleia do Amazonas.

Estudos de Marcus Lacerda comprovaram que a cloroquina é ineficiente no tratamento contra a Covid-19, o que desagradou Bolsonaro, defensor do medicamento. Já a diretora da Fiocruz Amazônia fez publicações destinadas a homens trans sobre os riscos de contaminação por HIV.

“Esses dois cientistas foram condecorados com a Medalha do Mérito Científico, mas no dia seguinte, o presidente da República as tornou sem efeito exatamente porque o Marcus Lacerda desmontou a tese de que a cloroquina curava Covid-19 e a Dr. Adele, porque fez uma publicação destinada ao público trans sobre os riscos de contaminação por HIV”, disse o deputado.

Vinte e um cientistas que estavam na lista para recebimento da comenda, renunciaram à Medalha do Mérito Científico em solidariedade aos colegas.

“Manifestar a minha solidariedade aos dois, assim como fizeram cientistas que já tinham recebido a condecoração e hoje estavam na lista para receber e que disseram que abriram mão da condecoração”, finalizou Serafim.

Foto: Marcelo Araújo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante O Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV...

Notícias

No domingo (5), um vídeo viralizou nas redes sociais onde duas ajudantes do papai Noel e uma outra mulher envolvem em uma briga. Mesmo...

Notícias

A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (1°) que apura uma suspeita de estupro dentro de um camarote do rodeio de Jaguariúna (SP). A vítima,...

Polícia

Neste domingo (5), um homem identificado como Gênesis Nascimento da Costa, 40 anos, foi executado a tiros em um posto de combustível localizado na...