Conecte-se Conosco

Olá, o que procuras?

Notícias

Operação Vetus II recebe apoio psicossocial da rede de proteção ao idoso da Sejusc

Ação visa combater a violência contra a pessoa idosa.

A Operação Vetus II, que visa combater a violência contra a pessoa idosa, realizada na manhã desta quinta-feira (18/11), recebeu o apoio psicossocial da rede de proteção aos idosos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), na capital amazonense.

A primeira abordagem foi realizada através do trabalho psicossocial da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc (Seadpi), verificando se os idosos apresentavam situações de vulnerabilidade social, oferecendo toda a assistência psicológica, além de orientação sobre a rede de proteção. Durante a operação, a equipe analisou também as condições de higiene nos locais visitados.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, é essencial oferecer todo o suporte psicológico em ações que lidam com a violência.

“Em ações de enfrentamento à violência principalmente quando se trata de idosos, buscamos sempre oferecer todo o suporte da nossa rede de proteção, pois são pessoas que necessitam de um olhar mais sensível, de cuidados, atenção e proteção”, disse a gestora.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, explica que geralmente há uma resistência por parte do idoso para denunciar e ressalta que toda a rede de proteção está preparada para ajudá-los.

“Em muitos casos, o ato de violência acontece dentro do seio familiar e quando abordamos idosos em situação de vulnerabilidade, conseguimos perceber através do trabalho psicossocial que existe uma resistência de denunciar. Pelo o olhar deles, conseguimos analisar que eles precisam da rede de proteção e estamos de prontidão para protegê-los”, disse a secretária.

Balanço – A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andréa Nascimento, informou que a operação realizada desde o dia 15 de outubro atuou não só na capital como em municípios e obteve bons resultados.

“A Operação Vetus ll, realizada na capital amazonense, teve um balanço positivo no combate da violência praticada contra a pessoa idosa. Além da capital, através da Delegacia Especializada, tivemos também a participação de 33 municípios. Nesse período, realizamos mais de 700 diligências domiciliares realizadas pelas equipes da Polícia Civil em parceria com a equipe psicossocial da Sejusc. Ao todo, foram mais de 800 vítimas atendidas e 14 prisões em flagrantes “.

Combate – Por conta do aumento das denúncias, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública passou a coordenar uma operação em âmbito nacional denominada Vetus e, neste ano, a Polícia Civil do Amazonas por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), em parceria com a Sejusc participa da segunda edição dessa operação.

FOTOS: Denise Pêgo e Divulgação/Sejusc

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Advertisement

Você pode gostar!

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação conteúdo de responsabilidade do anunciante Manaus completa no dia 19 de novembro 10 meses da campanha de vacinação contra...

Esporte

O botafogo sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2021, neste domingo, 21, ao vencer o Brasil de Pelotas por 1 a 0....

Coari

O domingo chuvoso não afastou os candidatos da Coligação Ficha Limpa para Coari da programação de campanha, que contou com a presença do governador...

Polícia

O cabelereiro Dayene João de Araújo Barbosa, 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (21), na Rua Santa Helena, bairro Zumbi,...