No Amazonas, haverá segundo turno para o governo do estado entre o atual governador, Wilson Lima, que acabou em primeiro com mais de 41,05% dos votos válidos contra 19,89% de Braga. Amazonino, que liderou por várias semanas as pesquisas, perdeu fôlego e ficou em terceiro com 19,58% de Amazonino Mendes. Ricardo Nicolau ficou em quarto com 13,18% dos votos válidos.
Wilson sozinho teve o dobro dos votos dos dois candidatos rivais, Amazonino e Eduardo Braga e deve começar o segundo turno mais tranquilo e confirmar a reeleição.
Para a disputa a presidência do Brasil, Lula com 47,59% e Bolsonaro com 43,92% dos votos validos. Os dois vão disputar o segundo turno.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo, dia 2. A contagem oficial dos votos começou às 17h (horário de Brasília), 16hs de Manaus, após o encerramento da votação, diferente dos outros anos, quando o pleito ocorria até as 17hs.
Mesmo tendo sido encerrada as 16hs, muitos eleitores permaneceram na fila de votação para votar, o que atrasou um pouco a apuração em vários estados.
NOVOS FENÔMENOS
Entre os candidatos a deputado federal, o novo fenômeno de votos foi o estreante Amom Mandel, com mais de 240 mil votos.
ROBERTO CIDADE CAMPEÃO DE VOTOS NA ALEAM
No da Assembleia Legislativa o fenômeno foi o atual presidente Roberto Cidade, com mais de 40 mil votos válidos. Cidade teve votos em todos os municípios e repetiu a performance dos ex-presidentes da Aleam, Josué Neto e Berlamino Lins que também em suas épocas foram os mais votados no pleito.
IRMÃO DO PREFEITO ELEITO
O candidato a deputado estadual Daniel Almeida, irmão do prefeito de Manaus, David Almeida, conseguiu êxito na sua primeira disputa de eleição e garantiu uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Daniel segue o legado do irmão que também foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa e hoje é o prefeito de Manaus.
Deputados federais eleitos
Adail Filho, Amom Mandel, Capitão Alberto neto, Saulo Viana, Silas Câmara, Sidney Leite, Atila Lins e Fausto Junior
Deputados estaduais Eleitos em 2022
1. Roberto Cidade (Reeleito)
2. Joana Darc (Reeleita)
3. George Lins
4. Jorge Abrahim
5. Adjuto Afonso (Reeleito)
6. Mário César
7. Abdala Fraxe (Reeleito)
8. Daniel Almeida
9. Mayra Dias
10. Wanderley Monteiro
11. Debora Menezes
12. Cabo Maciel (Reeleito)
13. Delegado Péricles (Reeleito)
14. Alessandra Campelo (Reeleita)
15. Dr Gomes (Reeleito)
16. Papi
17. João Luiz (Reeleito)
18. Mayara Pinheiro (Reeleita)
19. Felipe Souza (Reeleito)
20. Rozenha
21. Jesus Alves
22. Sinésio Campos (Reeleito)
23. Carlinhos Bessa (Reeleito)
24. Wilker Barreto (Reeleito)
CORONEL MENEZES SURPREENDE, MAS OMAR GANHA
A grande surpresa da eleição no Amazonas foi a eleição ao senado do Coronel Menezes, ligado ao presidente Jair Bolsonaro. Ele perdeu por muito pouco para o senador Omar.