Com tamanha repercussão sobre os atos de vandalismo ocorridos em Brasília, no domingo (8). Onde milhares de bolsonaristas invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Muitas autoridades se pronunciaram pelas redes sociais, com mensagem de repúdio aos atos de ameaça à democracia. O governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida se manifestaram e defenderam as instituições democráticas:
“Repudio veementemente os atos antidemocráticos a em Brasília, neste domingo. É preciso respeitar a democracia. Não há espaço para violência. O momento é de união e paz para o Brasil avançar”, disse o governador.
O prefeito de Manaus, David Almeida, escreveu:
“A democracia é um bem precioso a todos nós. Colocá-la em risco significa arriscar a própria solidez do país. Por isso, o meu repúdio a qualquer ato que atente contra a nossa Constituição. O Brasil precisa de paz e harmonia para seguir o seu caminho como uma grande Nação”, publicou.
Decreto do Presidente
Após vídeos divulgados nas redes sociais mostrarem que milhares de bolsonaristas depredaram o patrimônio público, quebrando vidros e móveis do Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente Lula assinou um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal.
A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. E o interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Confira:
“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto lido por Lula.