A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) fez live chorando na tarde deste sábado (29) para mostrar cativeiro no Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, onde o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) colocou a capivara Filó, que viralizou nas últimas semanas nas redes sociais após influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, mostrar sua rotina com ela. O jovem também foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama, que exigiu a entrega do mamífero.
Joana Darc, prestou apoio ao influnecer desde o início do caso e acompanhou de perto o transporte da “Filó” para o Ibama em Manaus. Hoje ela revelou que o animal foi colocado em um cativeiro e numa gaiola.
Após protestar nas redes sociais a deputada conseguiu liberação para entrar juntamente com Agenor e um veterinário no Cetas e ver as condições da capivara.
VÍDEO:
Funcionários do Cetas ainda tentaram impedir a deputada de filmar mas ela furou bloqueio e mostrou o local onde o animal está vivendo desde a última quinta-feira (27) quando foi retirada do poder de Agenor Tupinambá. Uma das servidores do Cetas chegou a dizer na live que eles estão a procura de um bando de capivaras para soltar Filó no meio deles.
“Me chamaram de doida, agora eles vão ver a doida. Me digam se onde a Filó estava não era melhor do que essa gaiola? Olha essa gaiola imunda”, disse Joana na Live ao mostrar o local.
Impedimento do Ibama
Joana acusa uma funcionária do Ibama, identificada como Natália, de debochar dela, dificultar a situação e inicialmente descumprir acordo para eles verem o animal. “Eu só vou fazer isso por conta da Natália”, disse.
“Eles não podem pegar no meu celular, não podem encostar em mim porque eu sou uma autoridade e hoje eu vou fazer uso da minha autoridade. Porque a Natália, aqui do Ibama, me chamou de doida então eu vou pagar de doida”, declarou Joana aos seus seguidores.
“Fiquem 1 metro de distancia de mim. Se você me impedir eu vou fazer o desacato de autoridade. Fale para a Natália, ela me chamou de doida”, disse a deputada a servidores do Cetas.