O crime revoltante que chocou o país fez uma menina de apenas 8 anos vítima
O caso aconteceu no dia 18 de maio de 1973 e se tornou um triste e importante marco para o país. Nesta data ocorria o assassinato de Araceli Cabrera Crespo de apenas 8 anos de idade, ela voltava da escola quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória no Espírito Santo.
O crime ainda continua impune após 51 anos do acontecimento.
A data deste terrível acontecimento, foi escolhida para promover a conscientização e mobilizar a sociedade ao enfrentamento da violência sexual infantojuvenil no Brasil.
As mobilizações nacionais acontecem desde o ano 2000 quando a Lei nº 9.970 instituiu a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde então, todos os anos ocorrem atividades e eventos em todo o Brasil para sensibilizar a população para o tema. Uma das principais iniciativas é o “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Essa mobilização foi estabelecida pela Resolução nº 236, de 18 de maio de 2023, do Conanda, que recomendou a utilização da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.
Texto: Com colaboração Agência Brasil*