“Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.” 2 Timóteo 2:22
Na vivacidade da juventude, é quase inevitável que o jovem experimente uma ampla gama de vivências; algumas trarão bons resultados, enquanto outras, nem tanto. Por isso, é essencial que os jovens deem ouvidos àqueles que já atravessaram essa fase sem grandes feridas. Observe que Paulo aconselhava um jovem dentro da igreja; agora imagine quem está fora, exposto ao mundo impiedoso cheio de “manjares tentadores” e que se recusa a ouvir os conselhos dos pais.
Diariamente, milhares de jovens perdem suas vidas por desconsiderar bons conselhos; outros, acabam se distanciando de Deus e vivem uma espiritualidade seca, semelhante ao filho pródigo que, ao deixar a casa do pai em busca de novas aventuras, enfrentou graves consequências por suas escolhas impensadas. Felizmente, ele se arrependeu e retornou para a casa paterna.
“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.” Eclesiastes 119-10.
Tom Claro