Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, tem se consolidado como uma das figuras mais influentes da Igreja Católica no Brasil e no mundo. Nascido em 6 de novembro de 1950, em Forquilhinha (SC), ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado sacerdote em 1978. Sua trajetória inclui passagens pela Prelazia de São Félix (MT) e pela Arquidiocese de Brasília, onde atuou como bispo auxiliar e secretário-geral da CNBB.
O nome de Steiner foi citado em reportagem da CNN, na tarde desta segunda-feira, 21, entre os quatro brasileiros mais próximos do Vaticano. O Arcebispo de Manaus, no Amazonas, está entre os cardeais eleitores no conclave para a escolha do próximo Papa.
Em 2019, foi nomeado arcebispo de Manaus pelo Papa Francisco e, em 2022, tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Sua nomeação foi vista como um reconhecimento à importância da região amazônica e aos desafios enfrentados por suas populações.
Dom Leonardo é conhecido por sua atuação em defesa dos povos indígenas, da justiça social e do meio ambiente. Em 2023, foi eleito presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), reforçando seu compromisso com as causas sociais e ambientais.
Com a morte do Papa Francisco em 21 de abril de 2025, Dom Leonardo, aos 74 anos, está entre os cardeais eleitores que participarão do conclave para a escolha do novo pontífice. Sua presença no conclave é vista como uma oportunidade para que as questões da Amazônia ganhem ainda mais destaque no cenário global da Igreja.