Infrator chegava no local, pedia para abastecer veículo e fugia sem efetuar pagamento
O sistema de câmeras inteligentes de videomonitoramento, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu um infrator que estava efetuando furtos em postos de combustíveis de Manaus no último final de semana, sábado (18/12). O veículo que ele conduzia, com a placa clonada, foi apreendido. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordena a ferramenta de combate à criminalidade.
Batizada de “Paredão”, a ferramenta é um investimento de tecnologia avançada do programa Amazonas Mais Seguro, do Governo do Amazonas.
De acordo com o relatório da ocorrência, o veículo modelo Hyundai HB20, de cor branca e placa PHV 6G03, foi abordado pela viatura da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após os policiais receberem informações, através do sistema de videomonitoramento, de que o carro estava com a placa clonada de um outro automóvel.
Os policiais interceptaram o veículo que o infrator conduzia na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Ainda conforme o relatório, o infrator praticou diversos furtos em postos de combustíveis, se passando por cliente. Ele pedia para colocar combustível no carro e, após ter o veículo abastecido, fugia do local sem efetuar pagamento.
O homem foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi preso em flagrante pelos crimes de adulteração de sinal de veículo automotor e lesão corporal culposa por direção veicular.
Paredão – O sistema de videomonitoramento é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. São 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital.