A TVLAR junto com empresas como a Via, Meta/Facebook, organizações como Sistema B e Conexsus trabalham unidos para o lançamento da Plataforma ESG-Tech de Alto impacto, gerida pela PANGEIA, para gerar impacto socioambiental em escala
Um ecossistema que proporcione a transformação de corporações para o alcance de classe mundial em ESG (ambiental, social e governança corporativa, na sigla em inglês), por meio de ações de co-branding e impacto socioambiental em escala. Esse é o objetivo do ecossistema Revolução ESG, uma plataforma ESG-Tech de alto impacto que irá unir corporações e entidades privadas a startups ESG, hubs de inovação, instituições de ensino, entidades de classe, agências de fomento, aceleradores, redes de produção e ONGs.
A plataforma está sendo lançada pelo ecossistema que cria e abraça iniciativas de impacto social e ambiental, e já conta com agentes transformadores de alto gabarito como o Grupo TVLAR, holding que abriga marcas como, TVLAR (maior varejista em capilaridade na região norte), TVLAR Motos, e Manaus Plaza Shopping; Via, Viasat (líder global em comunicações via satélite); Moss (climatech, empresa de tecnologia para serviços ambientais); Meta (empresa que engloba as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp); organizações como Sistema B, Conexsus (assessoria, acesso a mercados e finanças para agentes da sociobiodiversidade); Instituto Akatu e Lixo Zero e mais de 60 líderes, empreendedores, artistas e pensadores, como TxanáBané – Liderança HuniKuin, protetor da Amazônia e Guardião de Gaia, Andrea Bondem-Blanc – Palestrante e autora internacional, fundadora da GEC Risk Advisory e Verônica Hoe, gerente de políticas públicas no Facebook e Co-fundadora do grupo Mulheres em RelGov. Confira aqui a lista completa.
A PANGEIA atuará como gestora do ecossistema, reunindo as experiências adquiridas, identificando o potencial de replicação de ações e alinhando com planos estratégicos das empresas participantes, sempre valorizando sinergias entre os agentes e o potencial de escalabilidade das iniciativas.
A Revolução ESG é uma plataforma aberta, colaborativa, inclusiva e objetiva, onde os agentes transformadores e sustentadores aderem por meio de membership. A PANGEIA irá disponibilizar especialistas em ESG, tecnologia e inovação, com metodologia própria para proporcionar a conexão com uma rede descentralizada e distribuída de organizações que já produzem impacto social e ambiental, mas que tradicionalmente não compartilham seus erros e acertos com seus pares. Veja aqui todos os detalhes do ecossistema.
A plataforma ainda endereça dois grandes desafios: a integração das diferentes “tribos” e “bandeiras” da sustentabilidade e conscientização sobre ESG. Para nortear essa jornada, os agentes são divididos em três grupos:
●Agentes Transformadores e Sustentadores: empresas líderes em suas áreas de atuação, com alto potencial de geração de impacto e verdadeiramente comprometidas com o papel de liderança na transformação do Brasil. A TVLAR faz parte desse grupo e compartilha a cadeira com corporações como Via, Conexsus, Viasat, Moss e Meta .
● Agentes Sementes: organizações especialistas em temáticas ESG e na execução de projetos. Atuam desde a geração de conteúdo perene – como artigos e publicações – até assessoria técnica e execução de ações práticas do ecossistema. São dezenas de organizações envolvidas, entre elas: Sistema B, Instituto Akatu, Instituto Lixo Zero, KPMG, Ideia Circular, Imaflora / Origens Brasil, Organis, Vegan Business, Forest Trends, Regeneração Global, Prosas e Nova Acrópole.
● Agentes Propagadores: pessoas verdadeiramente engajadas com as causas ambientais e sociais, apoiando, aconselhando e propagando as ações do ecossistema. Já são mais de 50 líderes atuantes, reunindo desde conselheiros de grandes empresas, executivos e especialistas atuantes, a filósofos, artistas e representantes de povos originários.
A PANGEIA
Fundada, em 2016, por Gustavo Peixoto, a PANGEIA teve como prioridade a promoção do consumo consciente, atuando como um canal de conscientização e venda de produtos sustentáveis para todo o Brasil. Em 2020, passou por um redesenho estratégico, a partir da consultoria global KPMG e do Distrito – maior hub de inovação da América Latina, enfatizando ações para conectar empresas a causas.
“As empresas entenderam que a preservação do planeta é o melhor investimento possível para as gerações futuras e a atuação em prol da sustentabilidade se tornou um critério de seleção natural para marcas e empresas”, explica Gustavo.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Manaus Plaza e TVlar