O vídeo publicado nesta quarta-feira, 27, em Brasília, do encontro entre o governador Wilson Lima e o presidente Jair Bolsonaro para discutir o impasse sobre o decreto do governo federal que reduziu o IPI e prejudicou a Zona Franca de Manaus, não explicou como a equipe do ministério da economia vai resolver o problema que pode causas milhares de desemprego em Manaus.
No video, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), garante ao governador Wilson Lima que a redução do IPI não irá acabar com a na Zona Franca de Manaus (ZFM). Veja no final da matéria.
O presidente afirma que técnicos dos governos estadual e federal estão debruçados para encontrar uma alternativa para aumentar a competitividade do modelo, sem citar a fórmula.
“Estamos aqui em tratativas para discutir a melhor maneira para o Amazonas não perder competitividade para o resto do país. Isso basicamente não existe quando houve aquela pressão toda para reduzir o IPI para o resto do país”, disse o presidente, sem esclarecer como irá resplver o impasse.
Segundo Bolsonaro, a soberania da Amazônia passa pela Zona Franca.
“Jamais vamos querer que isso seja ameaçado. O governador traz com muita responsabilidade essa questão e os técnicos estão reunidos para buscar alternativa até para melhorar a competitividade e garantir a empregabilidade em Manaus e no Amazonas”, disse Bolsonaro.
DAVID ALMEIDA
Numa clara retaliação ao prefeito de Manaus, David Almeida, o ex-superintedente da Suframa, coronel Menezes, presente na reunião, se vangloriou da não presença do prefeito de Manaus, David Almeida.