Projeto “Literatura em Quatro Cenas” recebeu o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Lei Paulo Gustavo
Os alunos da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital amazonense, participaram do projeto “Literatura em Quatro Cenas: Feminismo e cultura por uma educação antirracista, decolonial e insubalterna”, que aconteceu na última sexta-feira, 24/05, e busca desenvolver uma visão crítica e contextualizada da vida e da sociedade dentro e fora da escola.
O projeto de literatura, contou com a presença de mais de 80 alunos da rede estadual de ensino e teve o objetivo de aproximar os estudantes de políticas educacionais e culturais, com temas sobre racismo, discriminação e intolerância de gênero.
A iniciativa foi contemplada em um dos editais da Lei Paulo Gustavo, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc).
A proponente do projeto, a escritora, pesquisadora da cultura amazônica, produtora cultural e Pós-doutora em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Iná Isabel Rafael, comentou que, para ela, tem sido muito importante poder levar a literatura, a arte, e a cultura, para os adolescentes, principalmente, para a região de periferia de Manaus.
“Esse projeto está permitindo que esses alunos tenham acesso a uma tarde e noite divertida, leve e cheia de aprendizado, mostrando para eles, mais sobre a literatura produzida no nosso Estado e buscando despertar o gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes, além de fazer com que ampliem o conhecimento sobre temas importantíssimo e atuais na nossa sociedade, como discriminação racial e o preconceito contra a diversidade sexual” explicou a escritora.
A dinâmica do projeto envolveu uma mesa de abertura com o tema “Cenas e cenários da literatura brasileira”, onde as participantes da mesa puderam falar um pouco sobre suas experiências dentro da área da literatura, e teve a presença da coordenadora do projeto; da escritora, professora e mestranda pela UFAM, Débora Bacellar; da professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA) e Pós-doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Renata Rolon, além da participação da escritora, professora, fotógrafa e presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/AM), Silvia Grijó.
A programação também contou a palestra “Você sabe o que é Letramento Literário?” ministrada pela Mestranda em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM (PPGL/UFAM), Valéria Lima, e pela Mestra em Letras (UFAM) e professora concursada da Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Odenize Araújo.
O projeto também contou com a exposição do Coletivo MáTinta HQ, além de um bate-papo sobre a produção de quadrinhos, em Manaus. O Coletivo MáTinta é um grupo de mulheres apaixonadas por arte e quadrinhos, atuando desde 2019 e colorindo o cenário artístico de Manaus.
A roda de conversa “Para entender o Brasil: racismo, preconceito e subalternidade” também fez parte da programação do projeto com a participação da Mestranda em Antropologia Social pela UFAM, e idealizadora e coordenadora do Coletivo de Indígenas LGBTQIAPN+ do Amazonas, Thaís Desana, e da escritora, mestra da cultura e apresentadora, Márcia Antonelli.
Finalizando a roda de debates do projeto “Literatura em Quatro Cenas”, a professora do Curso de Graduação em Letras e do Curso de Mestrado pela UFAM, e Pós-doutora em Literatura (UFPB), Cássia Nascimento, realizou a contação de história “As personagens dos 13 anos de ensino de literatura: do livro a sala de aula”.
Sobre a proponente
Iná Isabel Rafael, é escritora, pesquisadora da cultura amazônica, produtora cultural e editora na Amazônica Edições. Pós-doutora em Literatura pela UFAM. Atuante nas áreas de estudos Linguísticos e Literários, Culturas e Sociedades brasileiras. Além de líder do grupo de pesquisa Gremplexa/UFAM.
Texto: Divulgação assessoria do projeto
Fotos: Fábio Simões