O povo do Norte do Brasil está questionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até quando ele vai aturar e manter a ministra Marina da Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente, diante da catástrofe humanitária que afeta mais de 1.000.000 habitantes somente nos 61 municípios do Amazonas, segundo o senso de 2022 publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Marina da Silva é contra o asfaltamento da BR-319, já demonstrado em diversos discursos, sem, no entanto, explicar o real motivo dessa ‘birra’ com o povo do Norte do País que sofre com a distância e isolamento do restante do Brasil, mesmo tendo uma rodovia pronta que necessita apenas das obras e do tão sonhado asfalto, uma vez que a BR-319 foi aberta no governo militar em 1970, por tanto, há 54 anos.
A rodovia que une o Norte ao restante do País, tem 880 quilômetros e fica localizada entre os rios Madeira e Purus. A conclusão da obra acabaria com o sofrimento de milhões de seres humanos que todos os anos sofrem com desabastecimento de água e mantimentos, por conta da seca dos rios, o que dificulta a navegabilidade por seis meses todos os anos.
BENEFICIOS X MARINA SILVA
A BR-319, que liga a capital do Amazonas, Manaus, a Porto Velho, em Rondônia, criada para escoar a produção industrial da Zona Franca de Manaus, entre outros produtos sofre com pesados lobbys para não ser concluída. Um desses lobbys vem do modal fluvial que perderia parte do transporte de cargas via os rios que interligam o Amazonas a São Paulo, por exemplo.
Na concepção da ministra Marina Silva, a conclusão da BR-319, beneficiaria o denominado ‘arco do desmatamento’, predominante na parte Sul da região Amazônica.
Outro ponto apontado pela ministra do meio Ambiente seria a migração sem controle de grileiros e invasores de terras na extensão da BR 319, mas não explica por que o governo federal e os estaduais, com a tecnologia moderna que existe hoje, não poderia monitorar e evitar desmatamentos no perímetro da rodovia.
BANCADA PARLAMENTAR
Os oito deputados estaduais do Amazonas e os três senadores, inclusive os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), mais aliados com o presidente Lula, são a favor do asfaltamento urgente da BR-319.
O senador Plinio Valério, no entanto, é o mais incisivo no que se refere a interferência da ministra para prejudicar a conclusão da obra que beneficia o povo do Amazonas e Rondônia.
O SILÊNCIO DO PRESIDENTE
Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não demonstra sua posição clara sobre o assunto e não resolve o crônico problema que se arrasta a anos.
Lula está no terceiro governo e parece estar indiferente as críticas de milhões de brasileiros da região norte do País, diante da aproximação das eleições de 2026.
Dificilmente lula terá o apoio do eleitor dessa região se não resolver, mudando a ministra ou se posicionando à favor da liberação da conclusão das obras da BR-319.
SEDE E CALOR
Enquanto o presidente Lula não se manifesta sobre o problema da BR-319, milhares e pessoas torram literalmente no calor, sufocam com a fumaça das queimadas e sofrem com a falta de água potável no interior do Amazonas e em outros estados devido a seca que impede a navegabilidade pelos rios da extensa imensidão da região Amazônica.
GOVERNO DO AMAZONAS E COSAMA
O governdo do Estado do Amazonas ajuda como pode no abastecmento de água potável a população dos municípios impactados com a seca severa, o calor e as qua=eimadas. O presidente da Cosama, Armando do Valle e o governador Wilson Lima atuam pessoalmente na entrega de milhoes de litros de água e na construção de poços para socorrer as vítimas da estiagem no interior do Amazonas.