Atividade do projeto ‘Esudpam no Interior’ acontece nesta quarta e quinta-feira no município, com treinamentos sobre ‘Noções de atendimento em família’ e ‘Técnicas de Conciliação e Soluções Extrajudiciais’
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) inicia, nesta quarta-feira (6), mais uma atividade do projeto “Esudpam no Interior”. Desta vez, a equipe estará no município de Eirunepé (distante 1.159 quilômetros de Manaus), nos dias 6 e 7 de novembro, para realizar, de forma inédita, atividades de capacitação voltadas aos integrantes que atuam no Polo de Juruá.
Nesta quarta-feira (6), a abertura da programação fica por conta do defensor público e diretor da Esudpam, Helom Nunes, que vai palestrar sobre o tema “Noções de atendimento em família”. Já na Quinta-feira (7), a programação segue com a palestra “Técnicas de Conciliação e Soluções Extrajudiciais”, ministrada pelo defensor Gabriel Herzog Kehde.
Para Helom Nunes, ação inédita em Eirunepé é significativa. “A atividade da Esudpam no Polo de Juruá é histórica. Isso porque este é um dos nossos polos mais recentes (sua implantação aconteceu em 2024), sendo esta a primeira vez que ocorre capacitação da Esudpam nessa região tão distante do interior do Amazonas”, diz o defensor.
“Esperamos que essa atividade seja produtiva para que os cidadãos que vivem em Envira, Guajará, Itamarati, Carauari, Ipixuna e Eirunepé recebam uma assistência jurídica com maior qualidade, pois essa é a missão da Defensoria Pública com o povo amazônico do interior”, acrescenta.
Com pouco mais de dez de existência, a Escola Superior prepara os novos defensores para a missão na capital e no interior, promove cursos e treinamentos para os servidores e colaboradores, organizando editais para processos seletivos de estágio em graduação e pós-graduação em Direito; além de auxiliar os membros em projetos de pesquisa e extensão.
Texto: Priscilla Peixoto
Fotos: Divulgação/DPE-AM