A falta de repasse por parte do governo à cooperativa e Associação de Transporte de Passageiros do transporte Alternativo (Coopotan), deve paralisar até a próxima quinta-feira o moral em Manaus.
A informação é do presidente da cooperativa, José Silva de Souza. Segundo ele, o problema está na falta de repasse de aproximadamente R$ 1 milhão a associação, dos meses de Novembro e Dezembro.
“Estamos sem receber o repasse dos vales-transportes estudantil que é subsidiado pelo governo. Já tentamos falar com as autoridades, mas ninguém dá uma solução. O governo afirmou que não há mais dinheiro para o repasse”, disse José Souza.
MANIFESTAÇÃO E PARALIZAÇÃO
O representante dos trabalhadores do sistema de transporte afirmou que devido a falta de repasse, o sistema pode parar a qualquer momento, uma vez que não tem como abastecer os veículos e nem pagar os trabalhadores.
“Estamos marcando para a próxima quinta-feira, 14, uma manifestação em frente ao Ministério Publico do Estado (MPE-AM), para sensibilizar as autoridades e receber os atrasados. Temos compromissos e os trabalhadores não podem ficar sem o salário próximo do Natal e Ano Novo”, anuncia o presidente da Coopotan.
O SISTEMA
Segundo José Silva, o sistema transporta por ano aproximadamente 17 milhões de passageiros que ficarão sem ônibus se não se resolver o problema.
Ainda segundo a associação, cada ônibus faz entre 5 a seis viagens, o que equivale a 200 quilômetros e consome entre 65 a 70 litros de combustível.
AUXILIO IDOSO
O presidente da Associação também questionou o valor de R$ 13 milhões, segundo ele, repassados pelo Governo Federal, para o transporte de idosos, mas não viram um tostão do referido repasse.
Reportagem