“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.” Provérbios 23:20-21
A Bíblia contém diversas advertências de Deus sobre os males causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, mas, ainda assim, isso não basta para guardar aqueles que permanecem cambaleantes, cegos e surdos, comprando até a se arrastar sobre cacos de vidro em busca de um único gole.
É interessante o que Leonard Ravenhill (1907-1994) escreveu sobre esse mal devastador que afeta vidas ao redor do mundo. Ele afirma: “Pensemos por um momento, existe algo mais tolo ou degradante do que uma competição de consumo de cerveja? O ‘vencedor’ é aquele que ainda consegue se manter de pé, enquanto todos os outros, grunhindo como porcos, já estão desmaiados no chão pela bebida. Essa prática, que não é exclusiva do homem das cavernas, é adotada também pelos novos intelectuais, que se encontram fisicamente saciados, mas com a alma corrompida, entregues de forma irremediável à iniquidade.
Acredito que essas palavras não serão bem recebidas por muitos comilões e beberrões, mas é responsabilidade da igreja do Senhor alertar aqueles que estão presos aos vícios, que destroem o corpo e corrompem a mente do ser humano.
“O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles […] Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (Provérbios 20:1; Efésios 5:18)
Por fim, para reflexão antes do primeiro gole, pois dele pode vir toda espécie de desgraça na vida física e espiritual do homem:
“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:19-21
Convertei-vos enquanto há fôlego de vida!
Tom Claro