“Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não conheceis a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? A menos que vós estejais reprovados”. 2 Coríntios 13:5
Quando aceitamos Cristo Jesus como nosso Senhor e Salvador, acreditamos na vida eterna. Devemos examinar diariamente se estamos verdadeiramente seguindo Seu exemplo, pois agir de outra forma seria apenas representar uma ficção, iludindo-nos a pensar que é a realidade.
Não adianta apresentar credencial de membro de respeitada denominação, frequentar cultos, ou até ser um eloquente pregador se no seu interior não existe amor ao próximo. É muito fácil dizer que é fiel a Deus, mas não ama o seu próximo, antes promove a contenda e a discórdia entre os irmãos.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade”. 1 Coríntios 13:4-7
Como está a sua comunhão com Deus e com a igreja, se é que já não estais reprovados?
“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
1 João 4:7
Nenhuma pessoa pode afirmar com certeza que está verdadeiramente salva e fiel a Deus se sua adoração se limita apenas a palavras, e se ela se torna um obstáculo para outros ao invés de uma fonte de inspiração.
“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos”. Provérbios 12:15.
Tom Claro