Nesta terça-feira (15), um amplo apagão de escala nacional deixou diversas cidades em completa escuridão. A queda abrupta de energia afetou todas as regiões do país, gerando um cenário de preocupação e incerteza.
Os reflexos dessa interrupção energética não tardaram a aparecer nas redes sociais, com inúmeros relatos de cidadãos impactados pela falta de eletricidade. A situação se tornou ainda mais crítica em pontos específicos do Rio Grande do Sul, onde também foram registradas ocorrências de falta de luz.
De acordo com a GZH, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial se manifestou, atribuindo a causa do incidente a um “Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nível 3 no Sistema Interligado Nacional, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”
A CEEE Grupo Equatorial Energia comunicou que está aguardando a autorização por parte do ONS para proceder com a normalização das cargas afetadas, buscando assim restabelecer a energia de maneira gradual e segura.
Nota
Em Manaus, Amazonas Energia divulgou um nota sobre o desligamento do Linhão de Tucurui:
Amazonas Energia informa que, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de , Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.
Por Obarista e Assessoria de Imprensa