O Centro Universitário Nobre (UNIFAN) anunciou na noite desta terça-feira que expulsou da instituição uma aluna, que cursa o sétimo semestre do curso de Direito, acusada de ter feito comentários de cunho racista em uma rede social. A estudante da unidade de Feira de Santana, na Bahia, fez uma publicação no último dia 14, afirmando: “odeio Lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um seguidor respondeu: “um monte ** *”. Em seguida, Beatriz respondeu ao comentário: “preto ou pobre?”.
“A gente teve conhecimento hoje pela manhã dos fatos. A instituição, em tese, não funciona de manhã, mas todo o conselho se reuniu pela manhã e pela tarde para discutir […] e já foram tomadas as medidas, e a aluna não faz parte mais da instituição” disse o reitor, sendo muito aplaudido pelo público em seguida.
O caso foi denunciado após grande repercussão nas redes sociais. Após as publicações, as mensagens chegaram ao conhecimento de outros alunos, que levaram o caso até a direção da instituição. A conta de Beatriz em que constariam as postagens foi excluída do Twitter.
Ainda na tarde desta terça-feira, os estudantes se reuniram em frente à instituição pedindo a expulsão de Beatriz. Em nota enviada à imprensa, a instituição informou que repudia “toda forma de preconceito e violência contra o próximo” e que “medidas administrativas e legais cabíveis” serão tomadas em relação ao ocorrido.
Em nota, publicada nas redes sociais da faculdade, a Unifan diz que “repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição”. O texto diz ainda que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis.
Extra