Com o projeto da Skina do Pastel, em formato barracas, o empresário faz sucesso em Manaus, Iranduba e agora em Parintins, que apresentou a novidade a nação bovina e aos turistas
Que o sucesso do Festival Folclórico de Parintins é um mundial, isso ninguém tem dúvidas. Todo ano, cada vez mais, cresce o interesse das pessoas participarem do evento na ilha. As atrações conquistaram a cidade, depois ganharam espaços em todo o estado, que não demorou para se espalhar pelo Brasil e chamar atenção do mundo. Vários são os itens avaliados nas noites das apresentações dos bois-bumbás. Mas e fora do bumbódromo? Também são vários itens, digamos assim, que fazem a composição da gastronomia, diversão, e todo o conjunto para a galera se divertir. Em meio a essas opções, este ano, foi apresentado a Parintins, um sucesso de mais de trinta anos em Manaus, que está se espalhando por todo o estado do Amazonas. A Skina do pastel, em formado de barracas, assinado pelo renomado Chefe Dedé Parente e administrado por sua filha e sucessora, Sandrea Parente.
Contudo, no Amazonas, o empresário André Parente, chefe de cozinha, que se tornou famoso em vários lugares do Brasil, sempre foi destacado com o início de sua jornada com sua barraca 4×4 no bairro do Parque 10 de Dezembro, em Manaus. André Parente, mais conhecido como Chef Dedé, é um dos nomes mais respeitados da culinária brasileira contemporânea. Reconhecido por sua criatividade e dedicação à gastronomia, Chef Dedé é o responsável por vários cardápios de restaurantes que se espalham por estados brasileiros. Sua trajetória de sucesso começou de maneira humilde, com uma barraca de pastel em Manaus, em 1991.
Seja doce ou salgado, massa de pastel ou pastel pronto, essa é uma delícia extremamente apreciada entre os brasileiros e, no Amazonas não poderia ser diferente. Sempre presente no dia a dia, a história do pastel é bastante curiosa, tanto em relação ao seu surgimento, como, também, a sua difusão em terras tupiniquins. O pastel nada mais é do que uma massa fresca que pode ser frita ou assada e pode conter os mais variados recheios, entre os mais populares que são o de carne, frango e queijo, e/ou até mesmo os mais elaborados. Ele pode ter diferentes formatos, mas, comercialmente, é encontrado mais na forma retangular ou redonda.
Para relembrar o início de sua trajetória o Chef resolveu trazer à tona a Skina do Pastel, trabalho seu que caracteriza o início de sua carreira e está se espalhando pelo Estado do Amaazonas. Com o projeto de abrir várias barracas, oferecendo gostosuras em formato de massas, as unidades já tem alguns endereços inaugurados, barraca 1: Av professor Nilton Lins, 1058, flores (estacionamento da drogaria Santo Remédio), Manaus; Barraca 2: Rua Conde Sergimirin, 765, Parque das Laranjeiras (estacionamento do Posto Atem), Manaus; em Iranduba uma unidade já foi inaugurada e agora em Parintins, pertinho do Bumbódromo, o famoso centro de diversões da cidade. Aberto todos os dias, no horário de 16h às 21h, disponível também nas plataformas de delivery.
O início modesto não o impediu que alcançasse grandes feitos na gastronomia. Sua paixão pela cozinha e seu talento nato, foram rapidamente reconhecidos, levando-o a expandir seu negócio e a fundar um dos maiores grupos de restaurantes do Amazonas. Em 2018, Chef Dedé foi laureado com o Prêmio Dólmã, um dos maiores reconhecimentos da culinária brasileira, consolidando seu nome no cenário nacional. Este prêmio é um testemunho de sua habilidade excepcional e do impacto significativo que ele teve na gastronomia do país.
Nas barracas estão sendo oferecido os sabores salgados de queijo coalho; muçarela; 3 queijos; mozzarella com presunto e orégano; Mozzarela, presunto, pimenta e orégano; carne moída; carne moída, queijo coalho e ovo cozido; e carne de sol desfiada e queijo coalho.
Entre os doces estão: doce de cupuaçu e queijo coalho; banana frita, queijo coalho açúcar e canela; chocolate ao leite e disqueti; e doce de leite e banana frita. Fora os adicionais que são oferecidos e as bebidas como acompanhamento. O Chef Dedé é um exemplo de como a paixão, a inovação e o compromisso com a cultura local podem transformar uma pequena barraca de pastel em um império gastronômico. Seu trabalho não apenas eleva a culinária amazônica a novos patamares, mas também contribui para a valorização e desenvolvimento da região.
*No Brasil*
No Brasil, a grande maioria de lanchonetes, bares e cafés oferecem a venda do pastel. Além disso, também é possível encontrá-lo facilmente à venda em terminais e até como comida de festas, principalmente de aniversário. No entanto, com toda a certeza, as feiras livres são os lugares mais populares para se encontrar a iguaria.
É possível encontrar a massa de pastel para ser feita em casa, principalmente em supermercados, mercados menores e mercearias. Ela é tão popular que é consumida por pessoas de diferentes classes sociais. Dos mais ricos até as pessoas mais simples, o salgado é apreciado por milhões. A história do pastel no Brasil começa há séculos, e ainda é incerta perante os amantes da delícia.
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo