Elon Musk, bilionário fundador da SpaceX e CEO da Tesla, chega ao Brasil nesta sexta-feira (20) para discutir a conectividade e proteção da Amazônia com o governo do país. A chegada de Musk foi divulgada pelo ministro das comunicações Fábio Faria, e o encontro deverá acontecer no hotel Fasano Boa Vista, localizado no interior do estado de São Paulo.
O presidente Jair Bolsonaro havia mencionado nesta quinta-feira (19) um “encontro com uma pessoa muito importante, que é reconhecida no mundo todo”, mas não afirmou que tal encontro seria, de fato, com Musk. Já durante a manhã desta sexta (20), o ministro Fábio Faria fez uma publicação no Twitter afirmando que, a convite dele, o bilionário viria ao país. Até a publicação desta notícia, o compromisso não consta na agenda oficial do presidente.
A visita de Elon Musk ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conceder o direito de exploração no Brasil dos satélites de internet Starlink, da SpaceX, autorizando a operação do serviço no território nacional até 2027. A decisão da Anatel veio após uma reunião do ministro e Musk no ano passado.
Eles haviam se encontrado para discutir assuntos relacionados ao programa Wi-Fi Brasil, ao acesso à internet em locais remotos do país e o uso dos satélites Starlink como ferramentas para o monitoramento da Amazônia.
Na época, o ministro fez uma publicação no Instagram que descrevia que, através de parcerias com a SpaceX, escolas rurais e comunidades remotas no Brasil poderiam ter acesso à internet. Em seu perfil no Twitter, Faria publicou duas fotos com o bilionário, e mencionou o desafio de “conectar a amazônia”.
Também em um post em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira (20), Musk confirmou o tema da visita. Segundo o bilionário, 19.000 escolas em áreas rurais serão conectadas à Internet via Starlink: