Os pescadores de Manaus vão ganhar um novo terminal pesqueiro capaz de receber dezenas de embarcações todos os dias, além de atender milhares de consumidores. A promessa foi feita ontem pelo governador Wilson Lima aos trabalhadores da pesca, durante a entrega de 1.600 cestas básicas às famílias dos pescadores de Manaus.
O encontro entre o governador e os trabalhadores foi intermediato pela Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca) e pela Colônia dos Pescadores de Manaus (Z-12), e aconteceu na quadra da igreja católica do bairro de Educandos.
O novo terminal será instalado no bairro de São Raimundo, na zona oeste de Manaus, onde havia o porto da balsa São Raimundo/Cacau Pirera. O local fica à margem do rio Negro e possui infraestrutura para receber embarcações de pesca e os veículos dos consumidores.
O presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, disse que os trabalhadores do setor pesqueiro estão sem local adequado para vender sua produção, pois o atual Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado no bairro do Educandos, está abandonado.
“Aquele terminal pesqueiro está próximo de ser privatizado pelo governo Federal. Os trabalhadores estão abandonados e sem saber o que acontecerá no futuro”, afirmou Walzenir.
Na reunião foi discutida também a construção de uma fábrica de gelo para atender os barcos de pesca. O gelo é usado para conservar o pescado até ser desembarcado em Manaus e levado às feiras.
O presidente da Colônia dos Pescadores de Manaus, Miguel Oliveira, agradeceu ao governador Wilson Lima pelo compromisso em construir uma fábrica de gelo para atender os trabalhadores da pesca da capital.
“Com gelo mais barato, diminuem os custos dos pescadores, que podem vender o peixe mais barato aos consumidores”, destacou Miguel Oliveira.