A 4ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus, acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul, e vai até este sábado, 5/11. Nesta quinta-feira, 3, primeiro dia de programação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, esteve presente e prestigiou o evento.
O Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação, ou TIC, foi destacado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim. A importância dos polos de TIC cada vez mais se consolida ganhando força e potência e são cada vez mais reconhecidos. Um exemplo é a feira do Polo Digital de Manaus.
“São três dias de um ambiente super gostoso, muito prazeroso para você conhecer o que tem pelo mundo de inovação, tecnologia, principalmente, a nossa identidade amazônica nesse tema. Convido a população da cidade a vir participar, conhecer, interagir com a Prefeitura de Manaus que também tem um bonito estande aqui. Estamos por meio do Fumipeq realizando essa feira, abertura da 4ª Feira do que é tão importante, e interagindo com outros ecossistemas do país, e Manaus tem se consolidado como uma cidade promissora, e avançando no 5G, que já é uma realidade, além de outras inovações como o kit pneu, auxílio empreendedor e muito mais”, enfatizou o secretário da Semtepi, Radyr Jr.
O evento é administrado pela Prefeitura de Manaus e apoiado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), conforme nota pública. O comunicado destaca ainda que o evento promove um ambiente positivo para tecnologia e inovação, incentivando a criação de tecnologia e inovação. Isso se deve ao apoio de Euler Guimarães, presidente da Codese.
“O grande objetivo é que a gente consiga ter os atores aqui, como os entes públicos, como é o caso da prefeitura, além das startups e empresas presentes no evento. Dentro da programação, nós temos oito espaços para disseminar conhecimento, como palestras, painéis, oficinas, tudo isso de forma gratuita para que a população possa aproveitar”, destacou Euler Guimarães.
Dulce Almeida, secretária da Semed, destacou o quanto os Centros de Tecnologia Educacional da Prefeitura ajudaram as escolas do bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Embora não houvesse um espaço específico para eles na feira, alunos da escola municipal Antonia Medeiros participaram de aulas de programação, informática e robótica.
“Hoje, quem está representando a Semed é um grupo de alunos de uma escola de uma zona periférica de Manaus, na zona Oeste, lá no Tarumã-Açu, e as crianças estão aqui mostrando que nós podemos sim fazer diferente. Parabéns a essas crianças, parabéns aos professores dos nossos Centros de Tecnologia, que estão brilhando muito, trazendo inovação, e vão participar de uma batalha Maker e com certeza nós vamos sair vitoriosos e mais do que vitoriosos daqui”, comentou Dulce Almeida.
A feira inclui três dias de networking de negócios, exposições e workshops. Há também uma feira de artesanato chamada Semtepi, onde 18 artistas vendem itens artesanais.
LUDUS LAB
A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual, órgão suplementar da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) esteve presente no primeiro dia da 4ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus com um stand para apresentar ao público, dentre outras finalidades, o Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (Ludus Lab).
O professor da UEA e pesquisador na Ludus Lab, Clairon Lima Pinheiro, falou com exclusividade ao Portal Flagrante sobre os projetos que visam a pesquisa e desenvolvimento de jogos.
”O Ludus Lab é um dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da UEA, laboratório de tecnologia inovação e economia criativa e dentro dos projetos temos projetos voltados ao desenvolvimento de jogos, que são projetos financiados por uma empresa do polo industrial de Manaus.”
O professor ainda comentou sobre quais jogos que estão em desenvolvendo e que brevemente estarão no mercado.
”Nós estamos desenvolvendo diversos jogos, os principais atualmente que estão em desenvolvimento são o Dinopixel, Kapote (domino amazonense) e Space War. O Dinopixel é um jogo estilo Roguelike em que o personagem principal é um dinossauro que tem que resgatar seus familiares abduzidos por extraterrestres. O Kapote é um jogo de domino amazonense, que pega todas as regras do domino amazonense e trouxe esse tipo de jogo para o celular. E o Space War é um jogo tipo shooter que é também assim como o Kapote é um jogo multiplayer onde nós temos batalhas de Naves cujo o objetivo do jogador é derrotar os inimigos. Além desses jogos, temos outros jogos que estão em desenvolvimento e que brevemente estarão aí no mercado.” finalizou Clairon Lima.
Programação
04/11 – Sexta-feira
15h – Painel: Empreendedorismo & Inovação – Com Daniel Arcoverde (Netshow.me), Paulo Tenório (Trakto), Julio Madalhas (E3 Negócios) e Murilo Monteiro (mediador).
17h – Palestra: Transformação Sustentável: a nova Transformação Digital – Com Sabrina Araújo de Almeida.
19h – Prêmio Jaraqui Graúdo.
05/11 – Sábado
15h – Painel: O promissor mercado de Games e seus desafios – Com Fabrício Simões (Player Games), Lylar Amzalak (Player 1 Gaming Group), Leandro Andrade (Faesp) e Andryw Antony (mediador).
17h – Metazônia: Conectando Manaus com o Mundo – Rufo Paganini (Getter).
Games Rum Geek: O Maior evento de Games e Cultura Pop da Região Norte – Sérgio Takao Sato.
Meta Talk: Inovação Aberta – Maria Nathália Mendonça Silveira.
19h – Cerimônia de Encerramento.