Algumas dúvidas dos eleitores sobre o que pode ou não portar nas cabines de votação após o fim da propaganda eleitoral neste sábado, dia 5, nas eleições deste domingo, dia 6, podem ser esclarecidas aqui.
Muitas pessoas estão com dúvidas sobre se o eleitor poderá entrar nas cabines de votação com aparelhos de celular. Essa possibilidade não será possível. Pode caracterizar crime eleitoral, uma vez que é proibido fazer fotos durante a votação.
ELEITOR PODE USAR CAMISA DO CANDIDATO
No domingo, durante a votação, o eleitor poderá vestir a camisa do candidato, mas não poderá fazer boca de urna ou falar durante estar na fila e muito menos na cabine de votação.
Também é vedada a concentração de mais de três ou mais pessoas com a mesma camisa do candidato nas proximidades das zonas e lugares de votação, como escolas, ginásios ou outro lugar onde haja fila de eleitores para votar.
CARROS DE SOM PROIBIDOS
A utilização de carros de som com propaganda ou mesmo (músicas) jingle do candidato está proibido no domingo. O eleitor também não poderá portar qualquer material de propaganda, como leques, bonés, cartazes, ou outros tipos de material de marketing.
HORARIO BRASILEIRO
O horário de votação em todo o Brasil foi unificado desde as eleições de 2022, portanto, os portões das zonas eleitorais serão abertos em Manaus, às 7h e a votação ocorrerá até às 16h. Brasília e demais estados com fuso horário, o início da votação será às 8h.
As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro, se necessário. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios do país.
A partir das 8h (horário de Brasília) deste domingo (6), 7h em Manaus, aproximadamente 155 milhoes de eleitores irão ás urnas.
IDENTIFCAÇÃO
Todo eleitor deverá ter em mãos o título eleitoral e uma identificação com a foto do mesmo. Também poderá utilizar o titulo online, que pode ser baixado peo e-titulo, site do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).