Na manhã desta terça-feira, a Espanha bateu a Suécia por 2 a 1, em jogo válido pela semifinal da Copa do Mundo Feminina. Em duelo morno, as seleções protagonizaram uma batalha nos dez minutos finais. Salma Paralluelo abriu o placar para a Roja, mas Blomqvist empatou já aos 43 da segunda etapa. Porém, no minuto seguinte, Olga Carmona marcou um golaço de fora da área e decidiu o confronto.
Com o resultado, a Espanha garantiu o passaporte para Sydney, onde no domingo, enfrentará a vencedora da semifinal entre Austrália e Inglaterra pelo inédito título mundial. Já a Suécia, que já tem uma final no currículo, ficou para trás e disputará o terceiro lugar um dia antes, contra a perdedora do duelo entre as Matildas e as Lionesses.
Como foi o primeiro tempo?
As duas equipes não abriram mão de sua forma de jogar na metade inicial, seguindo a estratégia que as levou até a semifinal da Copa. A Espanha, com mais posse de bola, controlou as ações do jogo e teve sua melhor oportunidade com Olga Carmona, em chute de fora da área que passou com perigo. Já a Suécia, mais reativa, se fechou em seu campo e apostou na bola aérea e nos contra-ataques. Numa dessas, quase marcou no fim com Fridolina Rolfo, que emendou lindo chute de canhota e parou em Cata Coll. Sem mais oportunidades, as seleções desceram para o intervalo com o placar zerado.
E a segunda etapa?
Com certo receio de abrir o time e sair para o jogo, ambas as equipes ficaram mais reclusas. apostando uma no erro da outra para buscar o primeiro gol do confronto. E quando tudo se encaminhava para a prorrogação, apareceu um nome iluminado. Salma Paralluelo, aos 36 minutos, pegou sobra dentro da área e bateu de perna direita para acertar o canto de Musovic e colocar a Espanha na frente.Precisando pressionar, a Suécia começou sua série de chuveirinhos na área da Roja para voltar à vida e marcou com Rebecka Blomqvist, em lindo chute de direita, já aos 43. No minuto seguinte, veio o castigo: em escanteio curto, Olga Carmona recebeu de Abelleira na entrada da área e acertou uma bomba de canhota, marcando o gol da classificação em fim de confronto emocionante.
Como ficou a situação das equipes?
O gol de Olga Carmona colocou a incrível geração espanhola na final pela primeira vez na história da seleção. Agora, a outra finalista será conhecida na quarta-feira (16), vinda do confronto entre Austrália e Inglaterra. A Suécia, que almejava chegar em sua segunda final e reescrever a história de 2003, ficou pelo caminho e disputará o jogo do terceiro lugar pela quarta vez em sua trajetória na competição.
Por Lance. com