Nesta sexta feita (13), Manaus entrou no terceiro dia seguido encoberta por fumaça causada pelas queimadas, e isso, chamou atençaõ da ganhadora do BBB 21, Juliette Freire, que até se pronunciou nas redes sociais após conversar com seus fãs de Manaus, assustada, ela questiona sobre o que vem acontecendo com o País nesses últimos dias.
“A Amazônia está queimando, as pessoas não estão conseguindo respirar” diz cantora.
A ex- BBB complementou dizendo “não está vendo grande alarde, nem da mídia e nem dos grandes esforços por parte dos governantes”.
Veja vídeo:
O Amazonas já tem 50 dos 62 municípios em estado de emergência ambiental, devido à seca, que é uma das mais severas do estado. Outro problema são as queimadas vindo, na Região Metropolitana de Manaus.
Juliette chamou atenção da mídia para olhar para o estado que vem enfrentando vários problemas.
“Existe o problema da seca, sim, mas principalmente as queimadas ilegais, não há fiscalização, não há combate suficiente. Esse é um problema nacional, um problema global”, finalizou.
Pesquisa
De acordo com os dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado pela Prefeitura de Manaus, nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.
Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe.
Manaus, neste mesmo período, registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, rodovia que liga o Roraima e Amazonas, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.