No dia 26 de outubro, Manaus receberá a turne ‘As V Estações’
Manaus receberá a turne ‘As V Estações’ no dia 26 de outubro. O anúncio foi feito pelos ex-integrantes do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O local ainda não foi definido em em breve os ingressos estarão disponíveis para venda.
O projeto ocorre 26 anos depois da morte do vocalista da banda, Renato Russo, e celebra os albuns As quatro estações (1989) e V (1991). Ao lado de Villa-Lobos e Bonfá estão os músicos André Frateschi (vocal), Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (diretor musical e baixista) e Pedro Augusto (teclados).
O primeiro encontro com essa turma para uma homenagem se deu em 2015, ano em que o disco Legião Urbana completou 30 anos.
Frateschi falou sobre a nova leva de shows em um texto enviado aos jornalistas. “Em 2015, quando nos juntamos para essa celebração dos 30 anos de lançamento dos álbuns da Legião Urbana, o projeto previa algo em torno de 20 shows. Agiu, então, a lei do encontro; formamos uma banda que criou raízes e assim foram – até agora – sete anos, duas turnês e centenas de apresentações. E, agora, estamos prontos para embarcar numa próxima estação. Dado e Bonfá são a corporização disso tudo, e eu presencio a cada subida no palco, olhando nos olhos do público, o tamanho desse reencontro. São apresentações analógicas, cheias de som e fúria, que mantêm viva a chama do rock.”
Apesar de não se tratar de um show da Legião, a força do reencontro pode estar sendo subestimada pelos programadores de festivais do País. Mesmo com uma oferta grandiosa de eventos, o projeto não aparece em nenhum deles. “A gente nunca participou desses festivais, acabávamos enchendo estádios sozinhos”, diz Marcelo Bonfá. A turnê anterior, segundo o baterista, foi vista por 400 mil pessoas.
A nova turnê de Dado e Marcelo, As V Estações, acontecerá com o repertório de dois álbuns: As Quatro Estações, de 1989, e V, de 1991. Duas realidades bem distintas de uma mesma banda. Do primeiro disco, que chegou a vender algo como 2 milhões de cópias, há feitos eternos e atuais provados por muitas revoluções, como Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Monte Castelo, Meninos e Meninas e Sete Cidades. Do segundo, sem o mesmo estrondo e feito sob um contexto distópico do pós-Plano Collor, aparecem canções como Love Song, Metal Contra as Nuvens, O Teatro dos Vampiros e Vento no Litoral. “A Legião virou uma entidade, e essa entidade está aí. Só precisamos mantê-la viva”, diz Dado.
Veja lista de shows da turnê
O projeto que vai celebrar os dois álbuns começa a rodar o País a partir de 5 de maio, com um show no Recreativo Campestre, em Sorocaba. É curioso Dado e Bonfá fazerem a estreia de uma turnê, mais uma vez, em Sorocaba. “Mesmo quando ainda existia a Legião, fizemos muitas aberturas de turnês nessa cidade”, lembra o guitarrista.
Os shows seguintes :
•São Paulo (6/5)
• Brasília (13/5)
• Belo Horizonte (20/5)
• Porto Alegre (24/6)
•Rio (1/7)
•Curitiba (26/8)
•João Pessoa (15/9)
•Recife (16/9)
•Manaus (26/10)
•Belém (28/10)
•Teresina (24/11)
•Fortaleza (25/11)
Fonte: Acritica