A poucos dias do fechamento da janela eleitoral para quem quer ou precisa mudar de partido e garantir a reeleição, deputados estaduais, federais e até candidatos cargos majoritários correm contra o tempo para arrumar um partido no Amazonas.
ATILA LINS
O deputado federal Átila Lins, campeão em reeleição à Câmara Federal, tenta desesperadamente um abrigo em outro partido, uma vez que não terá nenhuma chance de permanecer e conseguir êxito na reeleição pelo PP. Átila deve cair nãos mãos do PR, do ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento. O problema é que o presidente da legenda, Alfredo, é pré-candidato à Câmara.
AMAZONINO COM ROBERTO FREIRE
Ironia do destino ou não, o ex-governador Amazonino Mendes, que tenta voltar ao governo do estado do Amazonas, encontrou abrigo no PPS, antigo (PCB), comandado no Brasil pelo advogado Roberto Freire. Na moderna mania de federalização entre os partidos, Amazonino, agora no PPS, tentar a federação com o PSDB, comandada no Amazonas pelo ex-prefeito Arthur Neto.
CANDIDATO DO ARTHUR
Por sinal, o ex-prefeito Arthur Neto, que vem travando uma ‘briga’ pessoal com o senador Plínio Valério, também do PSDB, que quer ser o candidato da legenda ao governo do estado do Amazonas, já disse que o candidato que o tucano vai apoiar é Amazonino. Segue a confusão.
OMAR AZIZ
Omar Aziz vive dias terríveis com a aproximação das eleições e a rejeição do Partido dos Trabalhadores (PT), no Amazonas. Embora o ex-presidente Luiz Inácio da Silva haver anunciado o seu apoio a Omar, uma ala do PT no Amazonas não aceita o senador do PSD. Omar corre sério risco de ficar sem mandato.
ZONA FRANCA E O IPI
O governo federal deve anunciar a qualquer momento a publicação da emenda ao decreto que fulminou a Zona franca de Manaus, com a redução do IPI em 25% para todas as empresas do País. Pressionado pela bancada do Amazonas, o presidente Bolsonaro ficou de rever e reeditar o decreto e proteger as indústrias do Polo Industrial de Manaus. Esperemos.
WILSON LIMA A TODO VAPOR
O governador Wilson Lima está a todo vapor em busca da reeleição. Até bem pouco tempo com uma enorme rejeição na capital, Manaus, Lima correu para o interior, onde trabalhou pesado e convenceu 40 prefeitos a apoiá-lo. Com isso, até Manaus, onde se aliou ao prefeito David Almeida (Avante), a performance melhorou e a rejeição diminuiu substancialmente.
RICARDO NICOLAU
Outro que vem se desdobrando para emplacar é o deputado estadual e pré-candidato ao governo do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade). Ligado à área da saúde, um dos diretores da Samel, que teve um papel importante no combate à Pandeia do Covid-19 no Amazonas, Nicolau está sendo considerado é visto como uma ‘terceira via’ no Amazonas.
MULHERES EMPODERADAS NAS ELEIÇÕES
Surpreendentemente, mas de forma muito positiva, as mulheres ganharam destaques nas últimas duas semanas, ao serem anunciadas com toda a pompa que merecem como pré-candidatas a mandatos de deputadas estaduais, federais e ao governo do Amazonas, neste último caso a Defensora Karol Braz.
MULHERES 2
Destaque também foram as mulheres que atuam como conselheiras tutelares e delegadas. Já estava mais que na hora. Os olhares e atenção sobre o público feminino mostra a importância delas na política e o reconhecimento da capacidade e igualdade de conhecimento e capacidade das mulheres.